Mundo

Turista holandês contrai febre amarela após visitar cidade de São Paulo

Homem de 46 anos esteve em São Paulo, apresentou sintomas da doença mas já se recupera

Diário de Pernambuco
postado em 16/01/2018 12:04
[FOTO1]
Após visitar a cidade de Mairiporã, local que já teve vítimas fatais de febre amarela, um holandês voltou ao seu país apresentando sintomas da doença ainda no Brasil. Segundo o Departamento de Virologia da Universidade de Erasmus, onde o homem de 46 anos foi atendido e foi confirmada a conmtração de febre amarela. Ele não estava vacinado contra a doença, mas já se recupera.

Os sintomas apresentados pelo homem começaram no dia 7 deste mês, ele teve febre de 40 graus, dores de cabeça e musculares, náusea, vômitos e diarreia. A confirmação do vírus foi feita após repetidos exames na Universidade, o que propiciou aos cientistas seuquenciarem o genoma do vírus.

São Paulo é classificado como área de risco

A Organização Mundial da Saúde (OMS) colocou todo o estado de São Paulo como área de risco de Febre amarela nesta terça-feira(16/1). O surto já atinge alguns estados do sul do país, mas o crescimento nas ocorrências e o potencial de alastração na localidade chama atenção.

[SAIBAMAIS]A vacinação contra o vírus está sendo recomendada para todos que pretendem viajar para o estado.

Além disso, as precauções contra o contato com o mosquito devem ser reforçadas, como o uso de repelentes e de roupas menos abertas especialmente nas crianças. Em caso de sintomas, a organização recomenda uma ida ao posto de saúde.

A secretaria da Saúde de São Paulo já confirmou 21 mortes por febre amarela no intervalo de um ano.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação