Mundo

Trump tem excelente saúde, sem problemas cognitivos, afirma médico

"Todos os dados indicam que o presidente está saudável e que continuará estando enquanto durar sua Presidência", afirmou o doutor Ronny Jackson

Agência France-Presse
postado em 16/01/2018 21:16

A saúde do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, é "excelente" e não há indícios de que sofra de problemas cognitivos, disse nesta terça-feira (16/1) o médico da Casa Branca.
"Todos os dados indicam que o presidente está saudável e que continuará estando enquanto durar sua Presidência", afirmou o doutor Ronny Jackson em coletiva de imprensa após a revisão na semana passada, que determinou que o presidente de 71 anos tem uma saúde "excelente" e "não há indícios de que tenha nenhum tipo de problema cognitivo".

Jackson disse que Trump, que recentemente enfrentou uma série de especulações sobre sua saúde mental, pediu um exame cognitivo no qual se saiu "extremamente bem".

"Penso que viu o exame físico como uma oportunidade para colocar parte disso no esquecimento", afirmou Jackson. "E penso que não estava em absoluto preocupado por ter algo a esconder".

A avaliação foi feita com um teste chamado Montreal Cognitive Assessment (Avaliação Cognitiva de Montreal, ou MoCA), no qual Trump obteve um índice 30/30, disse Jackson.

"Não tem nenhum problema cognitivo ou mental em absoluto", insistiu o médico, acrescentando que, segundo seu conhecimento, é a primeira vez que um presidente americano se submete a esta avaliação no exercício de suas funções.

Jackson informou as informações pessoais do presidente: 1,90 metros de altura, 108 quilos de peso, 68 de frequência cardíaca em repouso e 122/74 de pressão arterial. Ele disse que os índices são normais.

"Tem uma aptidão cardíaca incrível neste momento da sua vida e acho que grande parte disso se deve ao fato de que teve uma vida de abstinência de tabaco e álcool", afirmou Jackson.

No entanto, o médico de Trump afirmou que trabalhará em uma dieta para que o presidente tente reduzir "todo o que puder" em calorias, gorduras e carboidratos que consome.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação