Mundo

Coreias negociam sobre delegação olímpica do Norte

Seul propõe uma equipe comum feminina de hockey sobre o gelo e apresentação conjunta nas cerimônias de abertura e encerramento

Agência France-Presse
postado em 17/01/2018 08:24
O delegado-chefe norte-coreano, Jon Jong-Su,  e o delegado-chefe sul-coreano, Chun Hae-Sung

Seul, Coreia do Sul -
Representantes das duas Coreias se reuniram nesta quarta-feira (17/1) para discutir quantos atletas participarão dos próximos Jogos Olímpicos de inverno na Coreia do Sul.

Três representantes de cada país participam da reunião de trabalho em Panmunjom - povoado na fronteira onde foi firmado o cessar-fogo da guerra da Coreia (1950-1953) - sobre o número de atletas e outros assuntos de logística. Seul propõe uma equipe comum feminina de hockey sobre o gelo e apresentação conjunta nas cerimônias de abertura e encerramento.


[SAIBAMAIS]As conclusões do encontro farão parte da ordem do dia na reunião de representantes das duas Coreias com o Comitê Olímpico Internacional (COI), no próximo sábado, em Lausanne (Suíça). O COI deverá aprovar a participação dos atletas norte-coreanos que não obtiveram índice ou que não se inscreveram no prazo.

"Negociaremos sob o espírito do mútuo respeito (...) para melhorar as relações na fronteira e estabelecer a paz na península", declarou o negociador sul-coreano Chun Hae-Sung. Na semana passada, Pyongyang aceitou enviar uma delegação de atletas, dirigentes e artistas aos Jogos, que começam no dia 9 de fevereiro, na sul-coreana Pyeongchang.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação