Mundo

Trump insiste no muro e contradiz seu chefe de Gabinete

O monumental custo de cerca de 20 bilhões de dólares estimado para o muro representam "migalhas comparado com tudo que o México toma dos Estados Unidos", advertiu o presidente

Agência France-Presse
postado em 18/01/2018 12:41
O monumental custo de cerca de 20 bilhões de dólares estimado para o muro representam

Washington, Estados Unidos
- O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a falar nesta quinta-feira (18/1) de sua ideia de construir um muro na fronteira com o México, em resposta a declarações feitas na véspera por seu chefe de Gabinete, John Kelly.

"O Muro é o Muro, essa ideia nunca mudou desde o dia em que a concebi", escreveu o presidente no Twitter, insistindo que o México pagará pela obra faraônica "direta ou indiretamente", como prometeu em sua campanha eleitoral. Trump publicou esta forte declaração um dia depois que seu chefe de Gabinete, o general Kelly, disse a legisladores que a visão do presidente havia "evoluído" desde a campanha eleitoral de 2016.

Testemunhas desta conversa disseram ao jornal New York Times que Kelly falou aos legisladores do caucus hispânico que durante a campanha eleitoral o então candidato Trump não estava "completamente informado". Essas versões sugerem que Kelly atribuía para si a mudança de visão de Trump sobre a polêmica ideia de construir um muro na fronteira sul, e também teria dito que o México nunca pagaria por essa obra.

Nesta quinta-feira, no entanto, Trump deixou evidente a sua fúria e se distanciou das declarações de seu chefe de Gabinete. "O muro será pago, direta ou indiretamente, ou mediante pagamentos de longo prazo, pelo México, que tem um ridículo superávit comercial com os Estados Unidos de 71 bilhões de dólares", tuitou.

O monumental custo de cerca de 20 bilhões de dólares estimado para o muro representam "migalhas comparado com tudo que o México toma dos Estados Unidos", advertiu o presidente. Em um terceiro tuíte, Trump chegou a afirmar que o México "agora é considerado o país mais perigoso do mundo".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação