Mundo

Governo dos EUA autoriza agentes a prender imigrantes sem documentos

A prática vinha sendo denunciada por ativistas de direitos humanos

Agência France-Presse
postado em 02/02/2018 06:36
A prática  vinha sendo denunciada por ativistas de direitos humanos

Miami, Estados Unidos -
O escritório americano de migração divulgou nesta semana uma diretriz do governo federal que autoriza seus agentes a prender imigrantes que comparecem aos tribunais sem os documentos migratórios atualizados, uma prática que vinha sendo denunciada por ativistas de direitos humanos.

A diretriz estabelece que o escritório de Migração e Alfândega (ICE na sigla em inglês) pode prender imigrantes com casos pendentes de deportação em cortes federais, estatais e locais.



Assinada por Thomas Homan, diretor interino do ICE, a ordem explica que essas prisões são mais seguras porque os oficiais têm a garantia de que os imigrantes não estarão armados.

[SAIBAMAIS]"Os indivíduos que entram nos tribunais normalmente são registrados por funcionários das forças de ordem em busca de armas ou contrabando. Por isso, as ações para fazer cumprir a lei migratória que se tomem dentro dos tribunais podem reduzir riscos", diz o texto publicado na quarta-feira na página do ICE. O documento está datado de 10 de janeiro deste ano.

Um alto oficial do ICE informou a jornalistas que seu objetivo são estrangeiros com condenações criminais, membros de gangues, pessoas que entraram de novo ilegalmente depois de serem deportadas ou aqueles que não cumpriram ordem de deportação.

O escritório também explicou que a negativa das "cidades santuário" de colaborar com o ICE gerou o aumento das prisões nos tribunais. De acordo com os grupos pró-imigrantes, esta política afasta os imigrantes do acesso à justiça.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação