Mundo

Confronto entre imigrantes deixa vários feridos em Calais, na França

Alguns sofreram traumatismos e feridas pelo uso de armas brancas em algumas situações desta briga. Uma pessoa foi atropelada por um carro. Além disso, dois policiais ficaram levemente feridos

Agência France-Presse
postado em 02/02/2018 06:41
Calais, França - Violentos confrontos entre imigrantes afegãos e africanos deixaram na quinta-feira (1;/2) 18 feridos, entre eles quatro em estado grave, em Calais, cidade portuária ao norte da França e em frente à costa inglesa, emblemática da crise migratória na França.

O ministro do Interior, Gérard Collomb, viajou à zona nesta quinta à noite para se reunir com as autoridades "depois dos graves incidentes que ocorreram hoje", indicou em sua conta no Twitter. No total, cinco imigrantes ficaram feridos por tiros, quatro deles muito gravemente, e deviam ser operados de urgência. O quinto teve que ser transferido à cidade de Lille (norte).



Outros 12 feridos sofreram traumatismos e feridas menores pelo uso de armas brancas em algumas situações desta briga que começou quando dividiam a comida, informou uma fonte judicial. Uma pessoa foi atropelada por um carro. Além disso, dois policiais ficaram levemente feridos.

[SAIBAMAIS]Calais sofreu um "nível de violência nunca visto", declarou o ministro francês do Interior, Gérard Collomb, que viajou ao local. "O que vivem os moradores de Calais é insuportável", completou.

O "prognóstico de vida é reservado" para quatro dos feridos por tiros, jovens de entre 16 e 18 anos da Eritreia, disse à AFP uma fonte da Procuradoria local. Este é o balanço mais grave desde 1; de julho de 2017, quando as brigas entre diferentes grupos étnicos deixaram 16 feridos, incluindo um gravemente.

Em termos de vítimas, "voltamos a uma situação que é muito similar a de 2015", ano em que se criou o campo conhecido como "Selva", desmantelado em outubro de 2016, comentou uma fonte judicial. No entanto, "nem todos os dias são iguais em termos de violência", acrescentou a mesma fonte.

Alguns destes confrontos surgiram por acerto de contas entre grupos de traficantes afegãos. Atualmente, cerca de 800 imigrantes vivem em condições muito difíceis em Calais, segundo as associações na área. A Prefeitura estabeleceu sua última cifra entre 550 e 600. A maioria é originária de Etiópia, Eritreia e Afeganistão.

O presidente francês, Emmanuel Macron, prometeu em meados de janeiro durante um discurso em Calais que "em nenhum caso" deixará que se forme novamente uma "Selva" nesse porto, se referindo ao enorme campo informal de mais de 8.000 migrantes. "Está sendo feito todo o necessário para que a passagem ilegal em Calais (para o Reino Unido) seja impossível", acrescentou Macron neste porto de onde se cruza o Canal da Mancha.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação