Mundo

Quase mil homens são resgatados de mina no centro da África do Sul

O corte de energia provocado por uma tempestade na quarta-feira à noite paralisou os elevadores, o que impediu a saída de quase toda a equipe do turno da noite da mina Beatrix

Agência France-Presse
postado em 02/02/2018 06:46
[VIDEO1]

Theunissen, África do Sul -
Todos os 955 mineiros que estavam presos debaixo da terra na África do Sul desde a noite de quarta-feira por um corte de energia elétrica foram resgatados na madrugada desta sexta-feira, anunciou a a empresa Sibanye Gold. "Todos saíram", afirmou James Wellsted, porta-voz da Sibanye Gold.

O incidente não provocou nenhuma vítima, apenas alguns casos de desidratação e de pressão arterial elevada, mas nada grave", disse o representante da empresa. O corte de energia provocado por uma tempestade na quarta-feira à noite paralisou os elevadores, o que impediu a saída de quase toda a equipe do turno da noite da mina Beatrix, que fica próxima da cidade de Wilkom, centro do país.



Depois de várias horas de trabalho, as equipes de resgate conseguiram restabelecer a energia elétrica e acionar os elevadores. "Viveram uma experiência traumática", admitiu o porta-voz da empresa. Os geradores da mina que deveriam ser ativados no caso de um corte de energia elétrica não funcionaram, reconheceu Wellsted.

[SAIBAMAIS]Várias famílias, mantidas a uma certa distância pelos agentes de segurança da mina, esperava com nervosismo ter notícias de seus parentes. "Não tenho notícias desde as 21h00 de ontem à noite", disse à AFP na quinta-feira a mulher de um mineiro que pediu para não ser identificada.

"Normalmente me liga às 5h, mas esta manhã seu chefe me ligou para me dizer que a mina estava sem luz", acrescentou a mulher. "Isto começa a demorar (...) Meu Deus, tomara que consiga sair esta noite", disse.

Innocentia, a mulher de outro mineiro, não perdeu a esperança durante todo o incidente. "Somos otimistas, nos disseram que estão bem", afirmou.

Tempestade

A tempestade que atingiu na quarta-feira à noite a mina, que fica 290 quilômetros ao sudoeste de Johannesburgo, danificou o cabeamento de alimentação elétrica do local. Uma parte da infraestrutura foi consertada durante o dia, acrescentou Wellsted. "Durante a noite houve uma tempestade na província de Free State (centro) que provocou o corte de energia na mina", declarou Wellsted na quinta-feira.

A Associação do Sindicato de Mineradores denunciou "a falta de planos de resgate na mina em termos de fontes alternativas de eletricidade" e falou de um "incidente muito grave, levando em conta o elevado número de mineiros bloqueados".

A principal central sindical do país, Cosatu, pediu imediatamente "uma investigação sobre este acidente" e exigiu que a companhia seja responsabilizada por negligência. Os acidentes em minas são frequentes na África do Sul, que possui as mais profundas no mundo. Em 2015 morreram 77 pessoas em minas, segundo a Câmara Sul-Africana de Minas.

Em agosto do ano passado, morreram cinco trabalhadores em uma mina de ouro perto de Johannesburgo após um deslizamento.

Durante décadas, as minas, particularmente de ouro, foram o único motor de crescimento da economia sul-africana. No entanto, sua produção caiu recentemente devido ao esgotamento de suas reservas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação