Mundo

Japão detecta movimentação suspeita de cargueiro norte-coreano

Um avião japonês observou um cargueiro norte-coreano ao lado de um barco de Belize em águas internacionais no Mar da China oriental

Agência France-Presse
postado em 15/02/2018 06:45
Tóquio, Japão - O Japão afirmou que detectou uma possível entrega de mercadorias entre uma embarcação registrada em Belize e um navio com bandeira norte-coreana no Mar da China, o que violaria as sanções contra a Coreia do Norte.

Um avião japonês observou um cargueiro norte-coreano ao lado de um barco de Belize em águas internacionais no Mar da China oriental, na terça-feira, informou o ministério nipônico das Relações Exteriores em um comunicado. "Após uma avaliação completa, o governo do Japão suspeita fortemente que aconteceu uma transferência proibida entre barcos", segundo as sanções adotadas pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas, explicou o ministério.

[SAIBAMAIS]Tóquio informou o Conselho de Segurança e os países afetados, completa a nota oficial. O Japão já havia apontado em janeiro uma possível entrega de mercadorias no Mar da China entre o mesmo cargueiro norte-coreano, o "Rye Song Gang 1", e um barco registrado em Dominica.

Este cargueiro está na lista de embarcações norte-coreanas que tiveram acesso vetado aos portos de todo o mundo pelo Conselho de Segurança, sob suspeita de transportar mercadorias proibidas pelas sanções internacionais contra Pyongyang.

Estas sanções impõem, entre outras coisas, a proibição para os países membros da ONU de fornecer ou negociar mercadorias com embarcações norte-coreanas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação