Mundo

Saiba quais são os passaportes mais 'poderosos' do mundo em 2018

O documento brasileiro encontra-se atualmente na 15ª posição junto com os passaportes do Chile e da Croácia

Diário de Pernambuco
postado em 05/03/2018 17:09
O documento brasileiro encontra-se atualmente na 15ª posição junto com os passaportes do Chile e da Croácia
Você sabia existem 199 diferentes nacionalidades de passaportes? Qual deles você acha que é o mais poderoso do mundo? O site Passport Index desenvolveu um ranking com todos eles, ordenando de acordo com a influência de cada país. O documento brasileiro encontra-se atualmente na 15; posição junto com os passaportes do Chile e da Croácia.
Historicamente, os passaportes europeus sempre comandaram o topo dessa lista de influência. Porém, na atualização desse ranking no ano de 2018, houve uma surpresa. Os alemães foram expulsos do primeiro lugar, perdendo agora para a Coreia do Sul e para Singapura, que ocupam o topo da lista.
O Passport Index classifica os países de acordo com a liberdade de viagem de seus cidadãos, ou seja, quantos países um titular de passaporte pode ir sem precisar de um visto. A mudança dessa lista, de acordo com a empresa de consultoria financeira global, Arton Capital, se deu devido à recente decisão da Uzbequistão de conceder aos dois países o acesso sem visto, levando Singapura e Coreia do Sul a visitarem 162 países sem muita burocracia.
O passaporte alemão, que permite que os viajantes visitem 161 países sem visto, agora está empatado com o Japão em segundo lugar. O terceiro lugar é ocupado conjuntamente pela Suécia, Finlândia, Itália, França, Dinamarca e Espanha, com 160 países. Em quarto lugar, os titulares de passaportes do Reino Unido gozam de um total de 159 destinos, juntamente com Luxemburgo, Noruega, Holanda, Bélgica, Áustria e Portugal. O documento brasileiro dá acesso a 148 países.
De acordo com o jornal britânico Mirror, se você possui dupla cidadania, no site é possível comparar o poder dos passaportes no destino que você escolheu para a próxima viagem.
Via Curiosamente

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação