Mundo

Trump felicita Putin por telefone e afirma 'possível encontro' com o russo

Trump indicou que falou com Putin sobre a possibilidade de se encontrar com ele "em um futuro não muito distante"

Agência France-Presse
postado em 20/03/2018 14:31
Trump indicou que falou com Putin sobre a possibilidade de se encontrar com ele

Moscou, Rússia -
O presidente americano, Donald Trump, telefonou nesta terça-feira (20/3) para seu colega russo, Vladimir Putin, para "parabenizá-lo" pela reeleição, durante uma ligação em que os líderes discutiram "uma possível reunião de mais alto nível", mas não o envenenamento de Serguei Skripal - anunciou o Kremlin.

"Donald Trump felicitou Vladimir Putin pela vitória na eleição presidencial" do último domingo (18), indicou o Kremlin em um comunicado.

Trump indicou, por sua vez, que falou com Putin sobre a possibilidade de se encontrar com ele "em um futuro não muito distante". "Eu o parabenizei por sua vitória eleitoral", declarou Trump na Casa Branca.

"O telefonema também tem a ver com o fato de que muito provavelmente vamos nos encontrar em um futuro não muito distante", acrescentou, mencionando, entre outros assuntos na agenda, a corrida armamentista, a Ucrânia, Síria e Coreia do Norte.

Putin foi reeleito triunfante para um quarto mandato com 76,7% dos votos. Ao contrário dos líderes de países aliados, como China, ou Índia, os ocidentais tardaram em parabenizá-lo, em um contexto de tensões agravadas pelo envenenamento do ex-agente russo Serguei Skripal e de sua filha na Inglaterra.

Questionado pela agência de notícias Interfax para saber se este ataque foi discutido, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse: "Não". Londres acusa Moscou de estar por trás do envenenamento ocorrido em 4 de março.

"Foi dada especial atenção à questão de realizar uma possível reunião no mais alto nível", afirmou o Kremlin. "De maneira geral, a conversa foi construtiva, uma conversa de negócios, focada em resolver os problemas que se acumularam no contexto das relações russo-americanas", afirmou o Kremlin.

Vladimir Putin e Donald Trump se encontraram pela última vez em novembro passado, à margem da cúpula Ásia-Pacífico no Vietnã.

Entre os pontos discutidos pelos dois chefes de Estado durante o telefonema desta terça-feira, foi abordada "a importância de se coordenar os esforços para limitar a corrida armamentista", segundo o comunicado da Presidência russa.

"Os líderes se disseram favoráveis ao desenvolvimento de uma cooperação prática em várias áreas, incluindo na manutenção da estabilidade estratégica e na luta contra o terrorismo internacional", aponta.

Putin e Trump também evocaram "o problema sírio e a crise interna na Ucrânia", declarou o Kremlin, acrescentando que "ambas as partes enfatizaram a necessidade de se alcançar avanços para a resolução desses conflitos".

Os dois chefes de Estado também "expressaram sua satisfação frente à diminuição das tensões em torno da península coreana" e pediram "esforços contínuos para resolver esta situação por meios pacíficos e diplomáticos".

Este telefonema entre Donald Trump e Vladimir Putin acontece alguns dias depois de uma nova rodada de sanções americanas contra indivíduos e entidades russas em resposta à alegada interferência de Moscou nas eleições presidenciais dos Estados Unidos em 2016 e vários ataques cibernéticos. Moscou sempre negou ter interferido no processo eleitoral americano.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação