Politica

Correio Debate discute aliança em BH

Programa semanal mediado pelo jornalista Gustavo Krieger traz debate entre petista e tucano

postado em 07/05/2008 19:54

A controversa aliança entre o PT e o PSDB em Belo Horizonte é o principal assunto da segunda edição do Correio Debate, programa de discussão sobre política veiculado às quartas-feiras no site do jornal. Os convidados são os deputados federais José Eduardo Cardozo, secretário-geral do PT, e Rodrigo de Castro, secretário-geral do PSDB.

O PT de Belo Horizonte aprovou o apoio à candidatura de Márcio Lacerda, do PSB. Mas a direção nacional do partido vetou a coalizão porque ela teria a adesão tucana. Na verdade, o governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), é o grande articulador da aliança. José Eduardo Cardozo disse que os petistas ainda estão procurando uma solução para o impasse.

Confira aqui o bloco 1

[VIDEO1]

"O problema é que a discussão de Belo Horizonte foi nacionalizada. Não podemos aceitar um acordo que represente o apoio a um candidato de oposição (Aécio) na sucessão de 2010", disse Cardozo. Castro rebateu. "Essa é uma aliança pensada para o bem de Belo Horizonte e dos mineiros. Ela não antecipa o debate nacional".

Cardozo disse que a base de apoio ao governo Lula deve lutar para ter um candidato único em 2010 e que o PT tentará apresentar esse nome. Ele deixou claro que Lula terá papel decisivo na escolha dos candidatos. Castro situou entre Aécio Neves e o governador de São Paulo, José Serra, a disputa pela candidatura tucana, mas disse que o debate terá de ser feito depois das eleições municipais.

O Correio Debate é um programa semanal, que vai ao ar todas as quartas-feiras a partir das 20h30, mediado pelo repórter, blogueiro e colunista Gustavo Krieger.

Confira aqui o bloco 2
[VIDEO2]

Confira aqui o bloco 3

[VIDEO3]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação