Politica

Carlos Minc recusa convite para assumir Meio Ambiente

;

postado em 14/05/2008 10:40
Sem consenso no PT, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve rever nesta quarta-feira (14/05) a idéia inicial de nomear Carlos Minc (PT-RJ) para substituir a ex-ministra Marina Silva (Meio Ambiente). Em entrevista concedida à TV Globo em Paris, Minc disse que foi orientado pelo governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB), a recusar o convite para assumir o cargo federal.

"Eu disse para Sérgio Cabral que a Marina tinha pedido a carta [de demissão do ministério] e a manifestação que ele me falou é: ;o Lula vai me ligar e você me promete [que se ele te convidar para compor o governo federal] que você não vai para a Brasília;. E eu prometi de pés juntos que não vou para Brasília. É essa a posição", disse Minc, na França.

A assessoria do governo do Rio informou que o presidente Lula ligou para Cabral pedindo a liberação de Minc para assumir o ministério. Minc atualmente é secretário estadual do Meio Ambiente do Rio. No passado, foi do PV e agora é do PT. Mas não é reconhecido por setores do Partido dos Trabalhadores como um representante histórico da legenda.

Paralelamente, o presidente faz outras sondagens. Por pressão da ala histórica do PT e dos que atuam na área ambiental, o nome mais cotado é de Jorge Viana, ex-governador do Acre. O senador Tião Viana (PT-AC), irmão de Jorge, disse ontem à noite que ele havia conversado com o presidente da República.

Tião Viana visitou ontem Marina Silva, que depois de pedir demissão do ministério passou a maior parte do dia em seu apartamento na Asa Sul de Brasília. À noite, ela recebeu alguns amigos, entre eles, o senador do Acre.

De acordo com interlocutores, Lula pode definir ainda nesta quarta-feira o nome que substituirá Marina Silva no ministério. Para um grupo de petistas, é fundamental que a escolha seja Jorge Viana por ele ser apontado como um integrante de um Estado que compõe a região denominada Amazônia Legal (que reúne nove Estados).

A forma como Marina Silva pediu demissão irritou Lula. Segundo auxiliares do presidente, o que mais o incomodou foi o alarde da ex-ministra. Ela comunicou ao presidente sua decisão e logo depois a notícia já era divulgada como definitiva, sem espaço para negociações.

Marina entregou seu pedido de demissão em uma carta, na qual reclama da resistência que enfrentou no governo e da falta de sustentação política. "Vossa Excelência é testemunha das crescentes resistências encontradas por nossa equipe junto a setores importantes do governo e da sociedade", disse.

"Em muitos momentos, só conseguimos avançar devido ao seu acolhimento direto e pessoal. No entanto, as difíceis tarefas que o governo ainda tem pela frente sinalizam que é necessária a reconstrução da sustentação política para agenda ambiental".

Ministérios


Marina vinha entrando em conflitos com outros ministérios, como a Casa Civil e a Agricultura, em casos e questões que opõem proteção ambiental a interesses econômicos.

O mal-estar entre Marina Silva e Dilma Rousseff (Casa Civil) começou em julho do ano passado, por conta das negociações em torno do edital para as concessões do leilão das usinas de Santo Antônio e Jirau, no rio Madeira (RO).

Com o ministro Reinhold Stephanes (Agricultura), o desentendimento girava em torno do plantio de cana. Para Marina, Stephanes incentiva o plantio de cana em áreas degradadas da Amazônia, do Pantanal e da mata atlântica.

Recentemente, Marina teria ficado descontente com a nomeação de Mangabeira Unger (Assuntos Estratégicos) para coordenar o PAS (Plano Amazônia Sustentável).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação