Politica

Relatório previu impacto ambiental

No início do ano, empresa recebeu selo de qualidade por preservar corredores ecológicos e nascentes

postado em 27/08/2008 09:15
A Veracel divulga com orgulho a conquista do selo Forest Stewardship Council (FSC) no início deste ano. Teria alcançado os padrões internacionais de controle ambiental. Uma das estratégias adotadas pela empresa é a implantação de plantações de eucaliptos entremeadas por vegetação nativa, para preservar os corredores ecológicos e as nascentes. Mas o impacto é inevitável, como reconhece o próprio Relatório de Impacto Ambiental (Rima) da empresa.

O documento especifica os resíduos sólidos gerados. São 37 mil toneladas por ano. ;A maior parte do lixo vem da estação de tratamento de esgotos. Serão retiradas 120 toneladas de lodo e 82 toneladas de areia por dia da estação de tratamento. O lodo é usado como adubo nas plantações de eucalipto. A areia será colocada no aterro industrial. Os demais tipos de lixo são as 36 toneladas por dia de cinzas das caldeiras e as seis toneladas de lixo doméstico. Esses resíduos são colocados em aterros com barro compactado, de modo que não ocorra infiltração da água subterrânea;, diz.

O consumo da água é assim descrito: ;A fábrica vai usar 94 mil m; de água por dia, retirada do Rio Jequetinhonha. Após o processo industrial, serão gerados 80 mil m; de esgoto por dia, que, após tratados, seguem para o rio. Para ter uma idéia desses números, a cidade de Eunápolis consome 6 mil m; de água por dia e gera 4,8 mil m; de esgoto, que são lançados nos rios sem qualquer tratamento;.

Sem animais
O Rima avisa do possível mau cheiro: ;Os gases malcheirosos produzidos em várias partes da fábrica são parecidos com cheiro de ovo podre. Eles são coletados e encaminhados para tratamento. Com seu mau cheiro diminuído, são jogados no ar por chaminés de 120 metros de altura. O vento mistura os gases com o ar e reduz o seu efeito quando eles tocam o chão;. A empresa formou uma rede de ;cheiradores;, que registram quando ocorre o tal mau cheiro. Foram 11 registos no ano passado. No dia da visita do Correio à fábrica, o cheiro era mínimo, mesmo próximo ao ponto mais alto da chaminé.

O relatório de impacto também reconhece que nenhum animal pode viver numa plantação de eucalipto. ;Em uma plantação de eucalipto, só existe esta planta, que não produz frutos. Além disso, após o terceiro ano, as árvores começam a fazer sombra no terreno que fica embaixo delas, dificultando o crescimento de outras plantas. Nessas condições é realmente difícil a existência de animais e outras plantas nas plantações de eucalipto.;

Em outro ponto, o Rima esclarece a importância dos remanescentes de Mata Atlântica para a implantação de eucalipto: ;Qualquer cultivo de uma só planta é mais fácil de ser atacado por pragas. Isso ocorre porque, nas florestas nativas, vivem vários animais e plantas em equilíbrio. A plantação de eucalipto é um ambiente desequilibrado. Os cientistas perceberam esse problema. Para diminuí-lo, passaram a imitar o que acontece na natureza, plantando eucalipto próximo de florestas nativas. Com isso, os inimigos naturais das pragas do eucalipto saem da mata e vão se alimentar delas nas plantações. Dessa forma se reduz o desequilíbrio ecológico;.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação