Politica

Ministros de Lula em campanhas pelo país

Planalto escala time para vitaminar aliados até o pleito do dia 5. A missão é fortalecer a base aliada principalmente nas capitais

postado em 17/09/2008 08:45
Os ministros do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva intensificaram a agenda de campanha na reta final da eleição. Mensagens gravadas, comício, passeatas, vale tudo para eleger o maior número de candidatos. O ministro do Trabalho, Carlos Lupi, tirou férias. O PT quer reforçar a atuação da cúpula do governo em cidades consideradas cruciais e escalou Dilma Rousseff (Casa Civil), Tarso Genro (Justiça), Patrus Ananias (Desenvolvimento Social) e Fernando Haddad (Educação).

As cidades escolhidas pelo partido de Lula vão desde Porto Alegre até Manaus, passando por São Paulo e Cuiabá. Na previsão de agenda, a chefe da Casa Civil deve passar nas cidades pernambucanas de Recife, Jaboatão dos Guararapes e Olinda. Na capital, a visita servirá para reforçar a campanha de João da Costa (PT), favorito para levar no primeiro turno. Nas outras duas cidades, a ajuda visa consolidar a ida de aliados ao segundo turno: André Campos (PT), em Jaboatão, e Renildo Calheiros (PCdoB), em Olinda.

O ministro da Justiça foi escalado para dar uma força para Marta Suplicy. Está prevista uma caminhada na periferia de São Paulo que ainda precisa ser agendada. Haddad recebeu incumbência de participar da campanha do aliado Mauro Mendes (PR), que tem o PT como vice. Patrus Ananias deve atender a um pedido do diretório estadual e ajudar a campanha nas cidades do sul de Minas Gerais.
Enquanto o PT tenta inflar seus aliados, o ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, reforça a empreitada para eleger o maior número de prefeitos na Bahia, onde o PMDB tem 280 candidatos e 135 vices nas 417 cidades do estado.

Todos os esforços do ministro estão voltados para Salvador, na campanha do prefeito João Henrique (PMDB). Mas ele tem visitado de cinco a oito cidades por final de semana. Passou recentemente por Barreiras, Luiz Eduardo Magalhães, Serra do Ramalho e Carinhanha, onde a legenda indicou Raimundo Pereira como vice de José Bonifácio (PDT). Na cidade localizada na fronteira com Minas Gerais, por exemplo, o PT também tem candidato: Francisca Alves Ribeiro.

Férias
A maioria dos ministros tenta compatibilizar a agenda de trabalho com a eleitoral. Carlos Lupi foi na contramão dos colegas. Preferiu deixar de lado as atribuições oficiais e tirar férias para se dedicar ao pleito e reforçar o PDT, embalado pela tese de que o partido cresce na Câmara dos Deputados quando elege o maior número de prefeitos e vereadores. Nas próximas duas semanas, Lupi vai rodar diversas cidades das cinco regiões do país. Começou o giro pelo Nordeste, mais especificamente na Bahia.

O ministro das Cidades, Márcio Fortes, tem sido comedido, fez campanha para Eduardo Paes (PMDB), no Rio de Janeiro, e Silvio Barros (PP), em Maringá (PR). As maiores demandas dele são para gravação de mensagens em áudio e vídeo. Os pedidos são dos mais diversos aliados, PT, PTB, PDT e PP.

Como as mensagens são mais fáceis e não demandam tanto esforço do ministro, a demanda é maior. Tanto que o PT fechou a fonte. Segundo o secretário nacional de comunicação, Gleber Naime, o partido não fará mais gravação.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação