Politica

Sarney sai fortalecido da crise e PMDB e PT estão mais próximos, diz Renan

postado em 02/07/2009 14:03

O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), dá sinais de que saiu fortalecido depois de dar um ultimato e ameaçar renunciar ao cargo. Ele conversou hoje por telefone com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para discutir a situação do Senado. O líder do PMDB no Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), disse que Sarney está mais forte do que antes. "Ele saiu fortalecido da crise e conta com o apoio de 55 senadores." Renan sinalizou ainda que a permanência de Sarney no cargo é uma das condições para o PMDB apoiar o PT na eleição presidencial de 2010. "Essa crise serviu para aproximar PT e PMDB."

[SAIBAMAIS]

O fortalecimento de Sarney ocorre depois de Lula enquadrar o PT, que aproveitou a viagem do presidente ao exterior para pedir que o peemedebista se licenciasse do cargo por 30 dias. Incomodado com a falta de apoio, Sarney ameaçou renunciar. Mas o Planalto rejeita essa possibilidade, pois não quer o desgaste de uma nova eleição no Senado. Além disso, com o afastamento, a presidência do Senado seria ocupada interinamente pelo tucano Marconi Perillo (PSDB-GO), de partido da oposição.

Depois de ser enquadrado por Lula, o PT amenizou a cobrança e descartou a possibilidade de renúncia de Sarney.

Reunião com Lula
Sarney deve se reunir amanhã com Lula. A avaliação é que passada a cobrança pelo afastamento, não há pressa para o encontro entre eles.

Fora do país, Lula criticou ontem o pedido de afastamento de Sarney. "É importante para o DEM e PSDB, que querem que ele (Sarney) se afaste para o (senador) Marconi Perillo (PSDB-GO) assumir, o que não é nenhuma vantagem para ninguém. A única vantagem é para o Marconi Perillo e para o PSDB, ou seja, que quer ganhar o Senado no tapetão. Assim não é possível. Isso não faz parte do jogo democrático", disse Lula em Sirte, na Líbia.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação