política

Ministério da Pesca e Aquicultura justifica alto número de comissionados na pasta

Daniela Lima

Publicação: 30/07/2009 08:01 Atualização:

O Ministério da Pesca e Aquicultura peca por ser jovem. Essa é a justificativa do secretário executivo da pasta, Dirceu Lopes, para o alto número de servidores nomeados sem concurso público que dão corpo à pasta. Em reportagem publicada ontem, o Correio mostrou que o mais novo ministério do governo de Luiz Inácio Lula da Silva funciona com quadro composto majoritariamente por servidores comissionados. Lopes justifica o percentual dizendo que precisa de tempo para estruturar o ministério.

Hoje, dos 210 funcionários, 88 não prestaram concurso. Após a publicação de decreto que irá regulamentar a estrutura da nova pasta, mais 286 servidores serão nomeados sob critério político. Com isso, 75,4% do pessoal exercerá função sem passar por seleção. O secretário executivo, que responde como ministro na ausência do titular, Altemir Gregolin, diz que está trabalhando para criar carreiras específicas para o ministério, e espera anunciar um edital com 300 vagas até abril de 2009.

“Não existe memória de gestão sem concurso. Para nós, isso é fundamental, mas precisamos de tempo. Uma pasta não nasce com quadro constituído”, alegou.

Marcelo Viana, secretário de gestão do Ministério do Planejamento, responsável pela fiscalização e gerenciamento dos cargos do Executivo federal, também saiu em defesa da nova pasta. “Como antes era uma secretaria especial, trabalhava com pessoal requisitado de outros ministérios e comissionados”, justificou. Dirceu Lopes ressaltou ainda que, mesmo com comissionados, o ministério conta com especialistas em aquicultura e pesca. “Temos muitos profissionais que poderiam estar ganhando mais fora, que trabalham aqui por acreditarem na política que estamos desenvolvendo”, garantiu.

Esta matéria tem: (2) comentários

Autor: helio santos
queremos um governo de transparencia queremos nossos filhos, e netos com um emprego digno, mas nao deixam tem que acabar com essa historia de cargos comissionados, querem cargos comissionados vao estudar e concorrer vaga em concurso isso e o velho trem da ALEGRIA, LEMBRAM A EPOCA NO SENADO... | Denuncie |

Autor: adilson araujo
SERA QUE JÁ OUVIRAM FALAR DE FUNCIONÁRIOS ANISTIADOS ? OU NÃO EXISTE LOCAL PARA ELES ? OU SEJA: CABIDE DE EMPREGOS. TUDO É MOTIVO PARA FESTA NO COFRE PÚBLICO. | Denuncie |

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »

Envie sua história efaça parte da rede de conteúdo do grupo Diários Associados.
Clique aqui e envie seu vídeo, foto, podcast ou crie seu blog. Manifeste seu mundo.