Politica

Só quem perdeu foi o caseiro Francenildo

Diário de Pernambuco
postado em 27/08/2009 10:38
À exceção do caseiro Francenildo dos Santos Costa, pivô da saída de Antonio Palocci do Ministério da Fazenda, os personagens do escândalo seguiram trajetórias bem-sucedidas. Fora de um dos cargos mais poderosos do governo Lula, Antonio Palocci conseguiu eleger-se deputado federal. E não está escondido. Na terça-feira (25/8), marcou presença em um evento do setor produtor de aço, em São Paulo. Aproveitou para elogiar a condução do governo Lula no combate à crise global. O ex-ministro é considerado peça-chave no tabuleiro político de 2010 - cotado tanto para substituir José Múcio Monteiro no Ministério de Relações Institucionais quanto para disputar o governo de São Paulo. Fora a possibilidade, cogitada por setores do PT, de que entre na corrida ao Planalto em caso de falência da candidatura da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff. Ele teve arquivados 20 dos 21 inquéritos contra ele no STF. O de Francenildo é o último da lista.

[SAIBAMAIS] Jorge Mattoso, ex-presidente da Caixa Econômica Federal, ocupou a secretaria de Finanças de São Bernardo do Campo (SP) a convite do prefeito Luiz Marinho (PT). Era visto como um chefe educado e competente. Mas ficou no cargo apenas quatro meses, alegando problemas pessoais. Atualmente, cuida da sua empresa de consultoria e tem vários clientes. Mora em São Paulo e não pretende vir a Brasília hoje.

O jornalista Marcelo Netto é hoje diretor do escritório de Brasília da FSB Comunicações, uma das mais importantes agências de comunicação do país.

Aperto
Já o ex-caseiro Francenildo, hoje com 27 anos, continua passando aperto para conseguir emprego com carteira assinada. Desde que acusou o então ministro de frequentar uma mansão em Brasília que serviria de ponto de encontro de lobistas, ficou conhecido em todo o país. Mas também pagou a fatura. Sobrevive de bicos e continua com um pensamento fixo: completar os estudos para voltar a morar na pequena Nazária, a 30km da capital piauiense. Depois de trabalhar em obras, ganha uns trocados limpando piscinas e jardins em mansões de Brasília. Francenildo disse que está tranquilo diante da proximidade do julgamento.

Advogado do ex-caseiro, Ulício Nascimento reagiu com irritação diante da possibilidade, amplamente cogitada por juristas, de rejeição da denúncia contra o ex-ministro.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação