Politica

Corinthians estreita laços com o PT

postado em 31/08/2009 09:54
Sanchez volta ao PT graças à ação de um deputado estadual de São PauloO PT ganhou, há duas semanas, um filiado famoso no mundo dos cartolas do futebol. O presidente do Corinthians, Andrés Sanchez, que já foi militante da legenda nos anos 1980, voltou ao partido pelas mãos do deputado estadual de São Paulo Vicente Cândido. Vice-presidente regional da Federação Paulista de Futebol (FPF), Cândido é personagem de uma história digna de tramas cinematográficas que vão além da conexão futebol-política e expõe uma faceta obscura do partido.

O deputado foi um dos políticos que mais tentou abrir portas no Brasil para o magnata russo Boris Berezovsky. Dono de empresas em ramos tão ecléticos que vão do petróleo a companhias aéreas, o russo entrou em choque com o ex-presidente de seu país Vladimir Putin, que o acusou de financiar redes terroristas, como a Al Qaeda. Por isso, ele procurou asilo político. Uma de suas escolhas era o Brasil.

O deputado petista foi um dos políticos que tentou aproximar Berezovsky do Corinthians e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, corintiano de carteirinha. Ao lado do empresário de futebol Renato Duprat, Cândido fez lobby no Ministério da Justiça para a concessão de asilo político ao russo, alegando que ele estava sendo perseguido por Putin. Essa parte do script abre espaço para um novo enredo: Duprat é responsável por ter apresentado a MSI, empresa de investimento esportivo do iraniano Kia Joorabchian, ao Corinthians.

Os protagonistas dessa história encenam um suspense internacional, digno dos filmes de James Bond. Berezovsky é um investidor que começou a vida vendendo carros da marca Lada. Depois, passou para o setor do petróleo, abraçou emissoras de rádio e televisão, aplicou em companhias aéreas e entrou em rota de colisão com Putin. Começou a se interessar pelo Brasil, tendo como um dos alvos a Varig. Quando se discutia a débâcle da empresa, ele demonstrou interesse em salvá-la, mas exigiu em troca asilo no Brasil.

Lavagem de dinheiro
Receber o abraço caloroso do governo brasileiro significava fugir da perseguição de Vladimir Putin. Berezovsky anunciou que gostaria de investir em petróleo e gás natural. E chegou a falar uma palavra santa aos ouvidos do presidente: colocar dinheiro no desenvolvimento de projetos de biodiesel. Mas o governo não se sensibilizou e negou abrigo. Berezovsky tem, desde 2003, asilo político no Reino Unido. Em junho, foi condenado a revelia por um tribunal russo a 13 anos de prisão por mal versação de recursos.

Nesse meio tempo, Andrés Sanchez foi eleito presidente do Corinthians. Ele imaginava que sua filiação ao PT, assinada no começo de agosto, o aproximaria ainda mais de Lula, que também é conselheiro vitalício do Corinthians. Mas jamais pensou que viesse carregada de tantos personagens. O Correio entrou em contato com as assessorias do presidente do Corinthians e do deputado Vicente Cândido, mas não obteve resposta.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação