Politica

Toffoli diz que fato de ter sido advogado do PT não o impede de assumir vaga no Supremo

postado em 30/09/2009 14:53

O advogado-geral da União, José Antonio Dias Toffoli, afirmou nesta quarta (30/9) que o fato de ter sido advogado do PT nas campanhas presidenciais de Lula não é impedimento para que assuma a vaga de ministro no Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo ele, se sua indicação for aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, a partir do momento em que assumir o cargo, passará a ser, não um advogado, mas um juiz da nação brasileira.


"Não nego a minha história, mas não faz mais parte da minha vida. Essa é uma página que se vira na história. Passo a ser um juiz, caso vocês me aprovem, da nação brasileira. Esse é o meu compromisso;, disse ele, ao participar de sabatina na CCJ.

Toffoli lembrou que, quando foi advogado do PT, atuou no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e não no diretório de campanha. ;A minha atuação nunca foi em comitê de campanha. Sempre foi no TSE.;

[SAIBAMAIS]Questionado sobre o fato de ter sido reprovado em concursos para juiz, o que poderia demonstrar falta de notório saber jurídico, um dos critérios para a escolha de ministros do STF, Toffoli respondeu que sua opção foi a advocacia.

"A minha formação profissional se fez pela advocacia, que é uma atividade nobre, honrosa;, disse ele, que também trabalhou como assessor parlamentar na Câmara dos Deputados e na área jurídica no Palácio do Planalto. Segundo ele, as atividades na Câmara e no Planalto foram formas de grande aprendizado. ;Não fiz uma opção de vida para a academia. Fiz uma opção de vida para a advocacia;, disse.

Quanto aos dois processos que a responde na Justiça do Amapá, Toffoli explicou que, no primeiro, o prazo para citação já foi encerrado. ;Essa sentença não existe mais no mundo jurídico;. No segundo, Toffoli esclareceu que, após ter recorrido, a sentença teve efeito suspensivo.

Ele havia sido condenado a devolver R$ 420 mil aos cofres do estado por irregularidades na contratação de seu escritório de advocacia para a prestação de serviços. ;A sentença trata de ações formais da licitação, sem jamais adentrar no fato de que o serviço não tenha sido prestado;, comentou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação