Politica

Oposição apresentará novo requerimento para criar CPMI do Movimento dos Sem-Terra

postado em 08/10/2009 20:12
Os partidos de oposição devem reapresentar à Mesa do Congresso Nacional na próxima terça-feira (13) requerimento para criação de comissão parlamentar mista de inquérito (CPMI) destinada a investigar o repasse de recursos públicos por meio de organizações não governamentais (ONGs) e ações violentas atribuídas ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (CPMI do MST).

No início da noite de hoje (8), o vice-líder do DEM, Onyx Lorenzoni (RS), responsável pela coleta de assinaturas na Câmara, informou que a proposta já contava com a adesão de 165 deputados e de 34 senadores. Para que a CPMI seja instalada, são necessárias pelo menos 171 assinaturas na Câmara e 27 no Senado.

Lorenzoni criticou a postura do governo e indagou se os membros do MST farão campanha para os partidos governistas. "O MST faz chantagem com o governo. Então temos hoje um governo que cede à chantagem de grupos paramilitares e clandestinos. Tudo isso é missão e dever do Parlamento investigar", afirmou o deputado.

Na semana passada, pouco antes de terminar o prazo para entrega do requerimento de criação da CPMI, os governistas conseguiram retirar 45 assinaturas, o que acabou inviabilizando a instalação da comissão.

Desta vez, destacou o líder DEM, Ronaldo Caiado (GO), a coleta de assinaturas está sendo feita de forma criteriosa, apenas com parlamentares que não devem desistir. ;O processo de coleta de assinaturas está mais demorado porque está havendo uma seleção para verificar se o parlamentar está disposto a resistir à pressão do governo para retirada de assinaturas.;

Caiado ressaltou que as cenas de destruição do laranjal, em São Paulo, justificam a abertura da comissão. "A CPMI tem fato determinado, já comprovado pelo Tribunal de Contas da União;, afirmou Caiado, referindo-se à condenação de ONGs que continuam recebendo recursos do Ministério do Desenvolvimento Agrário, apesar de condenadas.

Já o líder do governo na Câmara, Henrique Fontana (PT-RS), afirmou que, com a CPMI, a oposição quer ;criar conflito; para ter proveito eleitoral. No entanto, Fontana condenou a destruição dos pés de laranja e disse que o fato é caso de polícia. "A oposição quer criar conflito, tendo uma postura de quem não quer ajudar a solucionar os problemas do país", disse Fontana.

Para o líder governista, a oposição ;trabalha contra o Brasil;, quando tenta transformar a velha rivalidade entre os fazendeiros e o MST em assunto nacional. "A postura do DEM e daqueles que estão propondo essa CPMI não é de solucionar o problema, nem pensar em uma agenda positiva para a agricultura brasileira", reforçou o deputado.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação