Politica

Azeredo nega envolvimento em "mensalão mineiro"

postado em 05/11/2009 13:49
O presidente da Comissão de Relações Exteriores, Eduardo Azeredo (PSDB-MG), disse na reunião do colegiado que não há qualquer documento que confirme o uso de recursos de caixa dois na sua campanha à reeleição ao governo de Minas Gerais, em 1998. O episódio ficou conhecido como mensalão mineiro.

O presidente do colegiado disse aos senadores que, na época, não autorizou qualquer ação neste sentido e que aguarda o julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF). Ontem (4/11), o ministro-relator da matéria, Joaquim Barbosa, aceitou parte da denúncia contra Azeredo acusado pelo Ministério Público de peculato e de lavagem de dinheiro.

Azeredo não teria registrado recursos usados nas contas da campanha em um suposto esquema que envolveu a empresa de publicidade SMP, de propriedade de Marcos Valério. Barbosa disse ter identificado vários indícios da existência de peculato (desvio de recursos por funcionários públicos), cometido pelo senador.

O parlamentar destacou que existe recibo no valor de R$ 4,5 milhões assinado por ele ;que simplesmente é falso;. Esse recibo, de acordo com Eduardo Azeredo, faz parte de um processo movido por ele há dois anos contra Newton Monteiro, a quem acusou de ;estelionatário;.

;Newton Monteiro, é ohomem que lançou a lista de Furnas e quer imputar mal feitos a homens públicos. Quero reiterar que me submeterei à decisão do Supremo Tribunal Federal;, completou o senador. O julgamento interrompido ontem e será retomado hoje (5) à tarde.

Em 2005, Monteiro apresentou a Polícia Federal uma lista com o nome de 156 políticos de 12 partidos que teriam recebido doação ilegal, por meio de caixa dois da estatal Furnas Centrais Elétricas para campanhas eleitorais de 2002. A maioria dos parlamentares citados era da base governista do então presidente Fernando Henrique Cardoso e do então candidato ao governo paulista Geraldo Alckmin.

[SAIBAMAIS]O episódio ocorreu durante a investigação da CPMI dos Correios que apurou a participação de partidos de apoio ao governo Lula na compra de votos de parlamentares. As investigações levaram a abertura de processos contra 40 autoridades e empresários, entre eles Marcos Valério, proprietário das empresas de publicidade SMP e DNA e que também estaria envolvido com o "mensalão mineiro".

Eduardo Azeredo disse também, logo após a reunião do colegiado, que Newton Monteiro, além de acusado por ele é alvo de processos de várias empresas e que isso serviu de prova ao ministro Joaquim Barbosa. ;Quero trazer a minha indignação porque isso é um recibo falso, que nunca assinei, mas que é utilizado de prova na peça acusatória.;

Quanto ao patrocínio de R$ 500 mil do Banco do Estado de Minas Gerais (Bemge) a uma competição de Iron Biker e ao Mundial de Motocross, que teria sido feito pela SMP, o senador disse que desconhecia o assunto. ;Fiquei sabendo no ano passado sobre o patrocínio do Bemge. Não autorizei os patrocínios mencionados e o recibo da SMP é falso.;

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação