Politica

Em clima de campanha, Lula e Dilma participam de cerimônias de entrega de obras no interior mineiro

Luiz Ribeiro/Estado de Minas - Enviado especial
postado em 20/01/2010 08:08
Jenipapo de Minas e Juiz de Fora ; O presidente Luiz Inácio Lula da Silva aproveitou a inauguração de obras em Minas Gerais ontem, ao lado da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, para provocar a oposição e transformar em palanque, com discurso de campanha, a entrega de uma barragem em Jenipapo de Minas, uma escola técnica em Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha, e uma termelétrica e unidades de saúde em Juiz de Fora, na Zona da Mata. Lula afirmou que vai ;inaugurar o máximo possível de obras; até março, ;para mostrar quem foram as pessoas que ajudaram a fazer as coisas neste país;, em solenidade em Jenipapo de Minas.

Em Jenipapo de Minas, Lula disse que é importante No mesmo evento, a ministra Dilma Rousseff também não perdeu tempo: diante de um público de 3 mil pessoas, falou em tom de pré-candidata dos investimentos em regiões pobres e atacou a oposição, à qual acusou de ameaçar acabar com o Programa de Aceleração do Crescimento, gerenciado por ela.

;Vira e mexe, querem acabar com algum programa do governo Lula. Em 2006, eles queriam acabar com o Bolsa-Família. Em 2010, o objetivo é acabar com obras como esta;, atacou. Ela aproveitou para prometer obras de pavimentação de dois trechos da BR-367, inseridos no PAC, e terminou o discurso em lágrimas, reforçando a condição de mineira (1)expulsa do estado ;à força; pela ditadura militar.

Em Araçuaí, foi a vez de o presidente disparar contra a oposição ao inaugurar a Escola Técnica do Instituto Federal Norte de Minas. Lula vinculou uma eventual vitória da oposição na eleição presidencial deste ano a um retrocesso e discursou dizendo que ;ninguém precisa acreditar em fantasias e promessas de última hora. Quem sabe faz, quem não faz, promete;.

Ausência
A ausência do governador Aécio Neves nas inaugurações foi justificada pelo próprio presidente Lula, em Jenipapo de Minas. Pela manhã, Lula anunciou que, na véspera, havia recebido uma carta do chefe do Executivo esclarecendo que, ontem, teria agenda a cumprir em Belo Horizonte. ;O Aécio sempre esteve presente em todas as outras inaugurações que fizemos;, disse. O governador permaneceu na capital.

[SAIBAMAIS]Lula anunciou que, nos primeiros três meses deste ano, vai inaugurar outras obras semelhantes no país, até quando o calendário eleitoral permitir. ;No fim de 2009, eu disse para o companheiro Geddel (Vieira Lima) que no primeiro trimestre de 2010 vamos visitar e inaugurar todas as nossas obras em Minas Gerais, que são muitas, inclusive de barragens, porque, a partir de junho... a partir de abril, o Geddel não mais vai estar no governo, a Dilma não mais vai estar no governo e quem for candidato não poderá mais subir no palanque comigo. Então, é importante que a gente inaugure o máximo de obras possível.;

Do Jequitinhonha, a comitiva seguiu para Juiz de Fora, onde participou da inauguração da conversão da usina termelétrica da Petrobras para operar com etanol (a primeira do mundo a usar o biocombustível) e de unidades de pronto atendimento (UPA). Lá, o presidente disse que nos próximos dias anuncia um programa para construção de novas usinas hidrelétricas com um conceito que permitirá ampliar o aproveitamento hídrico do país. ;Nós vamos lançar a ;hidrelétrica plataforma;, que funcionará como um plataforma de petróleo e vai ser levada de helicóptero para o meio do mato;, afirmou Lula.


1 - Candidata de raiz

Em sua primeira viagem a Minas no ano eleitoral, a pré-candidata de Lula pôs em prática a estratégia de se colocar como candidata mineira à Presidência. Enfatizou que nasceu em Belo Horizonte, onde estudou e formou-se em economia. ;Depois, fui obrigada por razões políticas, por perseguição política, a sair de Minas;, disse, justificando por que mudou-se para o Rio Grande do Sul. Assegurou que, por isso, não vai aceitar que haja discussão se ela é mineira ou não. ;Quero dizer que a gente pode sair do estado onde nasce, mas o estado não sai da nossa alma e do nosso coração;, afirmou a ministra.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação