Politica

PDT alinhado para as eleições

postado em 20/01/2010 08:14
A candidatura da ministra Dilma Rousseff ao Planalto foi o tema central de reunião da Executiva do PDT realizada nessa terça-feira (19/1), em Brasília. A legenda reforçou a aliança em torno da candidata do presidente Lula e discutiu o cenário nos estados para o lançamento de candidatos do PDT ao governo. O encontro, de iniciativa do ministro do Trabalho e presidente licenciado da legenda, Carlos Lupi, antecipa a decisão que será tomada na convenção da legenda, ainda sem data certa. ;O resto é formalidade. Nós vamos referendar apenas o que aconteceu hoje;, afirmou o líder do PDT na Câmara, deputado federal Dagoberto (MS).

O anúncio de que o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) desistiu de se candidatar à Presidência da República enfraqueceu setores do partido que defendiam um nome próprio. A pré-candidatura da senadora Marina Silva (PV-AC) e do deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE) ao Planalto também tiveram peso na decisão. ;Para viabilizar uma candidatura própria, precisamos formar alianças, e elas se mostraram inviáveis;, afirmou o deputado Vieira da Cunha (RS), presidente nacional em exercício da legenda.

Selar a aliança com a candidata do PT desde já, argumentam políticos do PDT, permite cobrar uma contrapartida no futuro. O PDT tem como bandeira maior a implantação de escolas de tempo integral, os CIEPs (Centros Integrados de Educação Pública) e pretende reforçar esse projeto em caso de vitória de Dilma nas urnas.

A aproximação entre Dilma e o PDT se deu em um jantar realizado em outubro na casa da petista, que reuniu a cúpula da legenda. Mesmo com a aliança nacional, o presidente em exercício do partido ressalta que o cenário em alguns estados será diferente. ;Não temos a pretensão de espelhar a aliança nacional nos estados;, afirma Vieira da Cunha. Ele cita como exemplo a disputa no Maranhão, onde o PDT pretende lançar o ex-governador Jackson Lago contra a governadora Roseana Sarney (PMDB), cujo partido tem a vaga de vice na chapa governista.

Quebra-cabeça
Além das alianças para as eleições presidenciais, a reunião da Executiva do PDT discutiu ontem o cenário em algumas disputas pelos governos estaduais

Amapá
Reeleito em 2006, o governador Waldez Góes (PDT) deve apoiar a candidatura de Roberto Góes (PDT), primo dele e prefeito de Macapá.

Maranhão
O partido pretende lançar a candidatura de Jackson Lago, cujo mandato foi cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral por abuso de poder político nas eleições de 2006.

Rio Grande do Norte
O ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo Alves filiou-se ao partido em 2009 e é a aposta da legenda para o governo potiguar.

Paraná
Por uma diferença de 10,5 mil votos, o senador Osmar Dias (PDT) foi derrotado no segundo turno pelo peemedebista Roberto Requião na última eleição. Neste ano, fará nova tentativa.

Rio Grande do Sul
A tendência do PDT é apoiar a candidatura do prefeito de Porto Alegre José Fogaça (PMDB) ao Palácio Piratini.

Distrito Federal
Diante do suposto esquema de corrupção envolvendo integrantes do governo do DF e deputados distritais, o partido estuda lançar a candidatura do senador Cristovam Buarque ao Buriti.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação