Politica

Davos lamenta o "desfalque"

postado em 29/01/2010 08:28
Com a ausência forçada de Lula, o ministro de Relações Exteriores, Celso Amorim, e o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, receberam a incumbência de representá-lo no Fórum Econômico Mundial, que vem sendo realizado em Davos, na Suíça. Amorim e Meirelles foram escalados para substituir o presidente na cerimônia de hoje, em que Lula receberia a distinção de Estadista Global, homenagem do fórum ao titular do Palácio do Planalto por considerar que ele teve papel importante e estratégico durante a crise econômico-financeira global do ano passado.

A distinção ao presidente brasileiro foi mantida após horas de discussão entre os organizadores, comentou o porta-voz do fórum, Fon Mathuros. Ainda não se sabe se os representantes brasileiros farão um discurso ou se lerão a mensagem que Lula tinha preparado. Amorim já estava na Suíça e ontem participou de uma sessão especial do fórum sobre o Haiti. O ministro brasileiro sugeriu que todos os países da comunidade internacional que tiverem condições apliquem tributação zero sobre os produtos procedentes do Haiti durante um prazo de 15 a 20 anos para ajudar na recuperação do país devastado pelo terremoto de 12 de janeiro.

[SAIBAMAIS]A ausência de Lula rendeu lamentos de muitos integrantes do fórum. Fundador e presidente-executivo do evento, Klaus Schwab desejou ao presidente uma ;rápida recuperação;. Vice-presidente do Deutsche Bank e ex-vice-ministro da Alemanha, Caio Koch-Weser considerou uma perda substancial. ;Que pena, todo mundo está interessado no Brasil;, comentou. O economista-chefe do HSBC, Stephen King, afirmou que existia forte expectativa sobre o discurso do presidente brasileiro. ;Ele é uma estrela, é claro que fará falta;, comentou.

Desde o ano passado, quando a crise se abateu sobre o sistema financeiro internacional, Davos vem perdendo glamour. Não há mais astros de Hollywood passeando entre banqueiros de Wall Street. Por conta disso, a presença de Lula era vista por muitos como um dos trunfos do evento.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação