Politica

Jucá na mira do Supremo

Um dos maiores opositores à Ficha Limpa, senador é acusado de cometer ilícitos tributários

postado em 18/05/2010 08:40
Enquanto a Polícia Federal (PF) pede à Justiça a prorrogação de um inquérito contra o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), o senador articula o adiamento da votação do Ficha Limpa, o que enterraria a possibilidade de o projeto valer nas eleições de outubro. A proposta que veta a candidatura de políticos com histórico criminal deve ser apreciada amanhã, embora o líder do governo já tenha afirmado que o assunto não é prioridade.

Na mesma semana em que o Senado discute o Ficha Limpa, o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), deve analisar o pedido de prorrogação do prazo para a investigação contra Jucá, conduzida pelo delegado José Antônio Amaral Neto. O parlamentar também responde a outros processos no STF, mas nunca foi condenado. Em caso de punição no futuro, a aprovação do Ficha Limpa poderia inviabilizar a continuidade de sua carreira política.

Em 22 de março, a PF abriu inquérito para apurar denúncia recebida pelo Ministério Público Federal (MPF) em Roraima de que os gestores da TV Caburaí ; que já teve Jucá no quadro de sócios ; ;teriam praticado uma série de ilícitos tributários, tais como o desvio de contribuições previdenciárias descontadas dos empregados;, segundo despacho da procuradora Laura Gonçalves Tessler.

De acordo com o inquérito, para se livrar de dívidas e complicações tributárias, o senador teria transferido a empresa para o nome de seus filhos, apontados como atuais controladores da TV. ;Em face da notícia sobre a possível prática de crime de falsidade ideológica, supostamente para ocultar crimes contra a ordem tributária e contra a Previdência Social, requisite-se instauração de inquérito policial;, despachou o procurador Rodrigo Golívio Pereira, em 5 de março.

Denúncias
As acusações contra o senador foram feitas pelo lobista Geraldo Magela Fernandes, que enviou e-mail para a central de denúncias do MPF em Roraima. A mensagem chegou ao procurador Golívio Pereira em 8 de fevereiro, descrita como ;representação recebida via e-mail em desfavor de Romero Jucá e família, relatando, entre outros, transferência, fora do prazo, ilegal e irregular de empresa para os filhos de Romero e Teresa Jucá (ex-mulher do senador e ex-prefeita de Boa Vista).;

Magela é ex-sócio da Uyrapuru Comunicações, empresa controladora da TV Caburaí. Ele foi intimado a depor para explicar as acusações de que ;a empresa não tem contabilidade formal e trabalha com caixa 2;. O lobista informou também ao MPF que a Uyrapuru possui passivo de mais de R$ 500 mil em contribuições previdenciárias e teria desviado R$ 2 milhões da Receita Federal, relativos ao Imposto de Renda retido na fonte.

O inquérito está em fase de coleta de provas e tramita no Supremo pelo fato de Jucá ter direito ao foro privilegiado, por exercer o cargo de senador. Caberá à Procuradoria-Geral da República oferecer denúncia contra o parlamentar, caso considere que há indícios de autoria e de materialidade dos fatos. A reportagem entrou em contato com a assessoria de Jucá, mas não obteve retorno.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação