Politica

Garotinho "vê" dedo de Cabral

Para o ex-governador, decisão que o tornou inelegível foi pautada pelo atual mandatário

Ivan Iunes
postado em 29/05/2010 08:18
O ex-governador fluminense Antony Garotinho (PR) e a prefeita de Campos dos Goytacazes (RJ), Rosinha Garotinho (PR), vão tentar suspender no início da semana a decisão judicial que os tornou inelegíveis até 2012, por abuso de poder econômico e uso indevido de meio de comunicação. O casal de políticos pretende contestar a sentença do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), alegando supostas irregularidades na abertura do processo. A medida evitaria que os Garotinhos apostassem contra o relógio para reverter a decisão no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a tempo de participarem das eleições de outubro. O prazo-limite para inscrição de candidaturas é 5 de julho.

A sentença do TRE-RJ foi divulgada na quinta e, além de tornar inelegível o casal, cassou o mandato de prefeita de Rosinha. Caso a decisão não seja revertida, Campos terá nova eleição para a prefeitura, já que ela foi eleita no primeiro turno, com mais de 50% dos votos. Para os Garotinhos, a decisão dos juízes teve caráter político, de prejudicar a candidatura de Anthony ao governo fluminense. ;Cassar uma candidata eleita no primeiro turno por dar uma entrevista para um programa de rádio é absurdo. O pior é que, como o intuito era atingir minha candidatura, tornaram inelegíveis todos os que participaram da entrevista, até os locutores;, disparou.

A estratégia dos Garotinhos para reverter a sentença consiste em apontar uma suposta irregularidade na abertura do processo. Pela lei, somente candidatos, coligações, partidos e o Ministério Público podem entrar com pedido de cassação. O autor do processo, Arnaldo Viana (PDT), teve o registro de candidato à prefeitura impugnado ; o que em tese o impossibilitaria de ser o autor da ação. Caso o TRE-RJ não reveja a decisão, o casal terá de recorrer ao TSE. Caso o tribunal não julgue o caso até 5 de julho, Garotinho não poderá se candidatar em outubro.

Pré-candidato ao governo fluminense, Anthony Garotinho entende que a decisão teve as digitais do atual ocupante do Palácio das Laranjeiras, Sérgio Cabral (PMDB). ;Não tenho a menor dúvida. As últimas pesquisas mostravam diferença pequena entre eu e o Cabral, de 9% a 12%. E o processo foi julgado justamente no dia em que começavam minhas inserções na tevê;, reclama.

Palanque
Além de polarizar a eleição no Rio entre Cabral e Fernando Gabeira (PV), a decisão do TRE-RJ mexe com a sucessão presidencial. Sem Garotinho, a pré-candidata Dilma Rousseff (PT) teria palanque único no estado e apoiaria apenas a reeleição do atual governador. ;Garotinho e Cabral têm nosso apoio. Por enquanto, o panorama da futura campanha não muda;, antecipa o líder do PT na Câmara dos Deputados, Cândido Vaccarezza.

Internada desde quinta para uma cirurgia de retirada de um nódulo na tireoide, a prefeita de Campos dos Goytacazes, Rosinha Garotinho, permanece em um quarto do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. De acordo com Anthony Garotinho, a prefeita respondeu bem à intervenção e deve receber alta amanhã.

Para o ex-governador, decisão que o tornou inelegível foi pautada pelo atual mandatárioAgrado aos agricultores

Dilma Rousseff ;fez; churrasco, acenou para populares e reforçou o discurso de apoio à agricultura familiar. Tudo durante a passagem da pré-candidata do PT à Presidência pelo 2; Encontro Nacional de Habitação da Agricultura Familiar, em Chapecó (SC). ;Hoje temos esperanças reais na agricultura familiar e, de minha parte, compromissos com vocês;, afirmou. Ela citou números comemorados pelo governo Lula, como a retirada de 24 milhões de pessoas da pobreza, a criação de mais de 12 milhões de empregos e a quitação de dívidas internacionais. ;E grande parte das mudanças ocorreram na agricultura familiar. É onde mais se reduziu a desigualdade;, argumentou. Segundo ela, a esses agricultores foram dados benefícios, como a multiplicação por cinco no volume de recursos, a criação do seguro e da garantia da safra, além de compra da produção por parte do governo federal. ;O governo faz porque é direito de vocês, é justo e significa dignidade e cidadania.;

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação