Politica

Dilmasia pede votos no twitter

Movimento suprapartidário que faz campanha para Dilma Rousseff (PT) e Antonio Anastasia (PSDB) já está no microblog

Estado de Minas
postado em 15/06/2010 18:25
A ;Dilmasia; já está no microblog twitter. Um perfil sem assinatura (@dilmasia) foi criado na semana passada no microblog sob a justificativa de mostrar o descontentamento com a indicação do senador Hélio Costa (PMDB) como candidato da base do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em Minas. A escolha desagradou parte da base aliada que, apesar de fazer campanha para a ex-ministra Dilma Rousseff, que disputa a Presidência da República pelo PT, ameaça pedir votos para o candidato do PSDB, o governador Antonio Anastasia.

A indicação do ex-ministro das Comunicações como candidato ao Palácio da Liberdade também provocou um racha no PT. Alguns militantes do partido chegaram a criar no twitter o tópico ;empurrado eu não vou; para se referir a imposição do nome peemedebista pela direção nacional do PT no lugar da indicação do ex-prefeito de Belo Horizonte Fernando Pimentel, escolhido como pré-candidato na convenção do partido. Na maioria das postagens feito pelo @dilmasia no twitter esse tópico sempre aparece.

O perfil , que tem uma foto de Anastasia ao lado de Dilma, já disparou convites de adesão para jornalistas, políticos de todos os partidos e, principalmente, militantes do PT, mas apesar disso a adesão a página ainda é bem pequena. Até a tarde desta terça-feira, contabilizava apenas 54 seguidores. Um dos primeiros foi o deputado federal Mário Heringer (PDT), cortejado para ser candidato a vice-governador tanto na chapa do PSDB quanto do PMDB. Na segunda os pedetistas anunciam oficialmente seu rumo na disputa pelo governo mineiro.

O mais recente seguidor do @dilmasia é o deputado federal Carlos Melles (DEM), um dos apoiadores de Anastasia e cujo nome chegou a ser cotado também para compor a chapa estadual tucana. O perfil começou a funcionar no mesmo dia da reunião das direções nacional do PT e do PMDB que selou a candidatura de Hélio Costa e descartou o nome do PT.

Também segue o @dilmasia o prefeito petista de Paraopeba, Marcelo Carvalho da Silva, que defendia a candidatura de Pimentel para o governo, e o ex-vereador de Belo Horizonte, Osman Miranda (PDT), que vai concorrer a uma vaga de deputado estadual nas eleições deste ano.

A página do perfil também tem sido usada por militantes petistas contrários ao nome de Hélio Costa para manifestar sua opinião, algumas vezes bem raivosa e com palavras impublicáveis, e até mesmo provocar o candidato do PMDB. ;Nem seu livro Hélio Costa lançará em MG. É dilmasia. Empurrado não vou;, diz um dos textos do perfil, se referindo ao lançamento do livro do senador, anteontem, em Brasília. ;Hélio Costa, vá sozinho;, afirma outra postagem.

Leia nesta quarta-feira, no Estado de Minas, reportagem mostrando que dos 513 deputados federais, 295 já estão no twitter.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação