Politica

Lula diz que Conselhão acertou ao colocar educação como prioridade

postado em 17/06/2010 16:05
Brasília ; Depois de ouvir as conclusões do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, o chamado Conselhão, que apontou a educação como prioridade, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que, se não existisse o Conselhão, seria preciso criá-lo "só para chegar a essa conclusão;.

;Se em outro momentos da história tivéssemos um conselho como esse, que discutisse tecnologia, desenvolvimento e educação, possivelmente seríamos hoje o que estamos nos propondo a ser daqui a dez ou 15 anos;, afirmou Lula.

O presidente lembrou que tanto ele quanto o vice presidente José Alencar, ;dois brasileiros sem diploma universitário;, estão hoje ;com o carimbo de presidente e vice que mais universidades e cursos de extensão universitária fizeram no Brasil;.

;Foram 105 extensões [universitárias] pelo Brasil afora e 214 escolas técnicas que concretizaram o sonho que muita gente tinha há muito tempo;, informou. ;Parece pouco, mas é duas vezes e meia o número [de escolas técnicas] feitas em todo o século 20;, afirmou. Ele citou também a criação de universidades federais e de instituições de ensino que abrangem as realidades da América Latina e afro-brasileira.

;O ProUni [Programa Universidade para Todos] foi uma das coisa mais extraordinárias que fizemos. Já temos 706 mil alunos, e este ano entregarei os primeiros 540 diplomas de medicina para estudantes pobres beneficiados. É um orgulho similar ao que eu e o Alencar [vice-presidente] tivemos ao ver nossos filhos com diploma;, completou.

José Alencar também fez elogios ao Conselhão, principalmente por representar um ; fator de integração entre Estado e governo;. Segundo ele, o conselho ;é um bem da comunidade; porque permite que a economia funcione como ;um meio para que o governo alcance os objetivos sociais;.

As ações de promoção do governo na área de ciência e tecnologia também foram citadas por Lula. ;Nem eu tinha a dimensão disso que conseguimos fazer neste segundo mandato. Infelizmente não conseguimos gastar o dinheiro colocado para inovação tecnológica disponibilizado pelo ministério. Isso aconteceu também porque os empresários não sabiam [o fazer para obter esses benefícios].;

De acordo com Lula, o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) investiu nessa área R$ 41 bilhões e, no fechar do ano, todos os recursos de ciência e tecnologia já terão sido aplicados. ;Por causa desses investimentos, já passamos a Rússia e a Holanda em publicação de textos científicos e especializados.;

O presidente citou também o programa Luz para Todos que, segundo ele, resultou em ligações elétricas para 2,4 milhões de casas. ;Isso significa de 12 a 13 milhões de brasileiros que saíram do século 18 para o 21;, enfatizou.

Lula apontou algumas consequências do programa para a economia: ;O resultado foi que 83% dos beneficiados compraram televisores; 79% compraram geladeiras; e 80%, liquidificadores. São todos números do tamanho do Brasil."

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação