Politica

Vice escolhido até domingo

Candidato tucano ao Planalto, Serra diz que o anúncio do outro nome de sua chapa está próximo. DEM não pretende abrir mão da vaga

Edílson Segundo
postado em 24/06/2010 09:14
O nome do vice do candidato do PSDB à sucessão presidencial, José Serra, já tem data para ser apresentado. Apesar de jurarem que o tema sequer foi tratado, líderes tucanos e democratas se reuniram em Brasília ontem no gabinete do presidente nacional do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE), um dos cotados para assumir a vaga, para tratar dos últimos detalhes do anúncio. Depois de longa reunião, ficou decidido que em três ou quatro dias, ou seja, até domingo a chapa da oposição estará formada. Tentando demonstrar sintonia com os aliados, Serra confirmou a data enquanto fazia caminhada de campanha no Centro de Guarulhos, na Grande São Paulo. ;Logo vai ter (um vice), em três ou quatro dias;, informou.

Apesar da pressão do DEM, que já sinalizou que não pretende abrir mão da vaga, quem participou do encontro reservado saiu garantindo que a decisão será exclusiva de Serra. Embora essa seja a versão explicitada, a informação que circula em Brasília é de que os democratas vão fazer o que tiver de ser feito caso sejam jogados para escanteio. Em outras palavras, ameaçam fazer corpo mole na campanha de Serra, especialmente, no Nordeste, onde o tucano tem dificuldades, se perderem a vaga de vice.

Mesmo quem não participou da reunião deixou claro a tônica da discussão. ;Estamos dando toda a liberdade para que o Serra escolha o nome entre a lista de democratas;, ameaçou o deputado federal Ronaldo Caiado (DEM-GO). Na lista do DEM, estão os senadores José Agripino (RN), Demostenes Torres (GO) e Marco Maciel (PE).

Em Minas, o ex-governador Aécio Neves (PSDB) defende uma chapa puro sangue. ;Hoje, há tendência de uma composição dentro do PSDB;, disse. Aécio defendeu a indicação de Guerra. Segundo ele, o senador é um conhecedor da situação dos estados e contribuiu para a formação da chapa. ;É um dos nomes. Ele fez um trabalho importante na construção dessa aliança, na superação de problemas regionais, apresenta-se capaz de complementar a chapa do ponto de vista da articulação política. Alguém que conhece íntima e profundamente a situação de cada estado. É nome que tem boas possibilidades. Mas não posso ir além disso, pois qualquer que seja o nome mesmo não sendo o senador Sérgio Guerra terá o apoio de toda a aliança;, destacou.

No entanto, o ex-governador não deixou de afagar os democratas. ;São parceiros importantíssimos, vão estar ao nosso lado. Tem nomes colocados que não estão afastados. Certamente, José Serra saberá no momento da decisão incorporar democratas na discussão;, disse.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação