Politica

TSE inicia os testes das urnas

Votação biométrica, com a identificação do eleitor por digitais, será realizada em 65 municípios de 24 estados

postado em 26/06/2010 08:39
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) iniciou a fase de testes das urnas eletrônicas para as eleições de outubro. No pontapé inicial, um grupo de 700 servidores do órgão participa da simulação do pleito, realizada em seções adaptadas para a votação biométrica, aquela na qual os eleitores são identificados pela impressão digital. Cerca de um milhão de brasileiros tiveram as digitais previamente cadastradas para votarem nas eleições deste ano, em 65 municípios distribuídos por 24 estados.

;Esse é o primeiro ensaio para as eleições gerais. Temos um cronograma de testes bem intenso. Nesta etapa inicial, contamos com a colaboração dos servidores da Casa;, disse o coordenador de Sistemas Eleitorais do TSE, José Cruz. Segundo ele, haverá simulações em Curitiba na semana que vem. A ideia da Justiça Eleitoral é realizar testes do sistema de votação em todo o Brasil até setembro.

Com candidatos fictícios, o pleito simulado desta semana seguiu todas as regras de uma eleição verdadeira. As votações ocorreram das 8h às 17h, com o emprego de todo o sistema eletrônico que será usado nas eleições. Havia até mesários e presidentes das seções eleitorais. Os eleitores votaram em candidatos a deputado estadual, deputado federal, dois senadores, governador e presidente.

A criatividade do TSE foi longe ao registrar os cinco partidos que participaram das eleições simuladas. As siglas inscritas nos pleito foram o Partido dos Animais (PA), dos Brinquedos (PB), dos Esportes (PE), das Frutas (PF) e o das Formas Geométricas (PFG). As votações ocorreram em três seções eleitorais montadas na sede do TSE, e o vencedor simbólico para o cargo de presidente foi o Jacaré, com 79 votos, seguido pelo Abacate, com 61.

Funcionária terceirizada da Seção de Votos Informatizados do TSE, Alessandra Ribeiro, de 25 anos, participou dos testes como voluntária. Ela fez o cadastro das digitais há mais de um mês e, ontem, aprovou o sistema. ;O sistema biométrico vai deixar a eleição mais rápida, sem filas e, sem dúvida, mais segura;, considera Alessandra.

Mesário
Em 2008, a votação biométrica ocorreu de forma experimental em três cidades, atingindo 45 mil eleitores. Não houve registro de problemas. ;Tudo ocorreu normalmente, até porque testamos exaustivamente o sistema;, afirmou José Cruz. A ideia do TSE, segundo o presidente do órgão, Ricardo Lewandowski, é que o país esteja 100% coberto pela eleição biométrica até 2017.

A técnica de Orçamento e Finanças do TSE Daniela Carvalho passou por treinamento para trabalhar como mesária na simulação realizada. ;Conhecemos a urna, aprendemos a forma de manusear o equipamento e seguimos todos os procedimentos de uma eleição comum;, explicou Daniela. Ela, porém, não vai ser mesária em outubro. ;Quem trabalha na Justiça Eleitoral não pode ser mesário, mas trabalha nos bastidores no dia das eleições;, completou.

Para saber mais
Estreia em 1996

Desenvolvida no Brasil em 1995, a urna eletrônica ; um computador que armazena os votos ; foi utilizada pela primeira vez nas eleições municipais do ano seguinte, nas cidades com mais de 200 mil eleitores. Quatro anos depois, todos os pleitos no país passaram a ser 100% eletrônicos. A tecnologia levou segurança a votação, agilizou a apuração dos resultados e fez o país se tornar referência internacional em segurança eleitoral . A novidade apresentada em 2008 foi a votação biométrica, modalidade na qual sem a necessidade da apresentação de documentos, o eleitor diz seu nome ao mesário, que faz uma verificação por meio de uma foto impressa na lista geral de eleitores da seção. Depois, o presidente da seção digita o número do título eleitoral, antes de a última e infalível verificação ser feita pelo leitor biométrico, com a leitura da impressão digital.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação