Politica

Serra diz que agricultura é "galinha dos ovos de ouro"

postado em 01/07/2010 14:17
Brasília - O pré-candidato à Presidência da República José Serra (PSDB) disse hoje (1;) que a agropecuária tem sido a ;galinha dos ovos de ouro; da economia brasileira. Ele ressaltou que o setor conseguiu triplicar a produção nos últimos 40 anos e atender aos estímulos de consumo da população.

;A agricultura tem realizado um gigantesco processo de redistribuição dos ganhos de produtividade, diminuindo os custos ao consumidor. Somos o primeiro país [do mundo] com uma grande agricultura tropical desenvolvida;, afirmou Serra durante evento promovido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

Serra disse que um dos maiores problemas da agropecuária nacional é a falta de seguro rural para a maior parte da produção, além dos preços dos alimentos que não remuneram adequadamente os produtores. O pré-candidato garantiu que resolver essas questões estão entre as prioridades de seu programa de governo.

Além disso, o tucano prometeu mais investimentos em tecnologias para o setor e destacou a necessidade de se criar dois tipos de produtos: o defensivo agrícola genérico e o transgênico verde-amarelo. ;O comércio está oligopolizado no mercado mundial;, afirmou. Segundo Serra, a política externa comercial brasileira deve ser mais agressiva nessa área.

Sobre produção sustentável, Serra defendeu o pagamento por serviços ambientais. ;Não vai dar pra enfrentar a questão ambiental no Brasil sem alguém pagar. Quem tem que pagar? Quem polui;, afirmou. Segundo ele, é preciso produzir uma política de incentivo à preservação.

Quanto às classes de produtores, Serra disse estar mais preocupado com os médios, que acabaram se tornando uma minoria desprotegida. ;Minha aflição maior hoje é com a média propriedade. Tem um ministério para os grandes, outro para os pequenos, e os médios ficam sem. O mínimo que teria que ter aí é uma harmonia;, afirmou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação