Politica

Marina dá prioridade ao território mineiro

Candidata do PV à Presidência inicia hoje série de viagens pelo estado, em busca de eleitores desgarrados de Serra e de Dilma no segundo maior colégio eleitoral do país

postado em 07/07/2010 08:12
Minas Gerais será uma das prioridades para a candidata do PV à Presidência, Marina Silva, que começa sua campanha oficialmente hoje na capital mineira. A agenda inclui viagens para o Triângulo Mineiro, região visitada mais de uma vez pelos candidatos Dilma Rousseff (PT) e José Serra (SP) durante a pré-campanha eleitoral.

Além de Minas, a senadora deve intensificar a agenda em São Paulo e no Rio de Janeiro, estados do Sudeste que concentram o maior número de eleitores do país e onde a senadora está em desvantagem em relação aos principais adversários. Nessa região, Marina tem 9% das intenções de voto, contra 41% de Serra e 37% de Dilma, segundo a última pesquisa Ibope. No total geral, ela tem 9% contra 36% de Dilma e Serra, empatados no levantamento feito entre 27 e 30 de junho.

Em Belo Horizonte, Marina participa hoje de um jantar com a bancada mineira e amanhã de evento suprapartidário liderado pela ex-deputada federal Sandra Starling, uma das fundadoras do PT no estado. Ela se desfiliou do partido no mês passado por discordar da aliança da legenda com o PMDB na disputa pelo Palácio da Liberdade. No Triângulo, ela visita Araguari, Uberaba e Uberlândia, onde faz carreata e corpo a corpo com eleitores.

;Nossa candidata vai percorrer todo o Brasil, mas, neste primeiro momento, a prioridade, definida pela coordenação de campanha, são esses estados e, principalmente, Minas Gerais, que concentra boa parte do eleitorado brasileiro;, disse o candidato do PV ao governo do estado, deputado federal José Fernando Aparecido de Oliveira, um dos coordenadores da campanha de Marina em Minas.

Votações
O plano inicial da campanha era realizar uma atividade no Rio de Janeiro, ao lado do deputado federal e candidato ao governo Fernando Gabeira, mas, por causa de votações na Câmara, ele teve de viajar para Brasília e a visita foi remarcada.

Por isso, a agenda da candidata teve de ser improvisada de última hora, para que a data oficial do início da disputa não passasse em branco. A senadora e o empresário Guilherme Leal, seu candidato a vice, visitaram ontem a primeira Casa de Marina (1) por um Brasil Justo e Sustentável, no Campo Limpo, na Zona Sul da capital paulista. A ideia é uma iniciativa do Movimento Marina Silva, uma organização autônoma e apartidária, que reúne apoiadores da ex-ministra e que coordena a montagem de comitês de campanha domiciliar. De última hora, Marina acabou visitando a casa de um dos simpatizantes de sua campanha, o promotor de vendas Adriano Prado Costa Silva, 27 anos, que também funciona como comitê da candidata. (Com agências)

1 - Em busca da autenticidade
O Casa de Marina tem o objetivo de transformar residências de eleitores em comitês mobilizadores. A primeira sede inaugurada foi na casa de Adriano Prado Costa, promotor de vendas de 27 anos que vive em Campo Limpo, Zona Sul de São Paulo. Ele, o avô, a mãe, o tio, o primo, a prima e o sobrinho vivem juntos. Ao lado de amigos e parentes, receberam Marina e o vice dela, Guilherme Leal. O avô de Adriano, Manoel Gonçalves, 84 anos, cantou um trecho da música Marina, de Dorival Caymmi. Ao lado das crianças da família e com Catarina, de um mês, no colo, Marina disse não haver metas para a inauguração de casas como essa. ;Queremos que a coisa seja autêntica.;

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação