Politica

Amazonas, calo dos tucanos

Ivan Iunes
postado em 09/07/2010 07:25
Entre todos os 26 estados e o Distrito Federal, o Amazonas apresenta, talvez, o cenário mais cristalizado para as eleições presidenciais. Segundo a mais recente pesquisa Ibope na região, feita em meados de junho, Dilma Rousseff (PT) lidera com folga a corrida na região com 66% da intenções de voto. José Serra (PSDB) apresenta 18% e Marina Silva (PV), 10%. A ampla dianteira da petista só não preocupa mais a estratégia de campanha tucana porque o estado representa um baixo número de eleitores, cerca de 1,5% do total votante em todo país. Mesmo assim, Serra seguiu até a região no fim do mês passado para participar da tradicional festa de Parintins (AM) e reforçar, além da própria campanha, a reeleição de Arthur Virgílio (PSDB) para o Senado. A agenda de Dilma ainda não prevê viagens ao estado.

O Amazonas é descrito pelos próprios tucanos como o maior calo eleitoral do partido nas eleições de outubro. A aprovação do governo do presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, estimada em 91% por pesquisas encomendadas pelo PSDB, deve orientar a estratégia tucana na região para tentar renovar o mandato de Virgílio. A popularidade de Lula no estado dificultou, inclusive, a formação de um palanque para José Serra (PSDB). O escolhido, o vereador por Manaus Hissa Abrahão (PPS), ainda não havia feito o registro da candidatura até ontem ; o prazo final é sábado. Com o atraso, a eleição para o governo do estado deve ficar entre dois nomes ligados ao governo Lula, o ex-ministro dos Transportes Alfredo Nascimento (PR) e o atual governador, Omar Aziz (PMN), que tenta a reeleição.

De acordo com os últimos levantamentos do Ibope, Aziz lidera a corrida com 51% das intenções de voto, seguido por Nascimento, com 36%. Como ainda não havia confirmado a candidatura, Abrahão não foi testado. A disputa pelo governo amazonense deve ser definida no embate de popularidade entre um peso pesado da política regional, o ex-governador Eduardo Braga (PMDB), e Lula. Embora aliados em plano nacional, os dois estão divididos no estado. Braga é o fiador da campanha de Aziz. Já Lula deve confirmar apoio a Nascimento nas próximas semanas.

Zona Franca
Ao passo em que a disputa para o governo praticamente exclui candidatos ligados a Serra, no Senado, os tucanos centrarão fogo para reeleger Arthur Virgílio. Na análise de especialistas, uma das vagas para o parlamento deve ficar com Braga. Segundo a última pesquisa do Ibope na região, ele tem 84% das intenções de voto. O segundo posto ficaria entre Virgílio e a deputada federal Vanessa Grazziotin (PcdoB). O tucano lidera a disputa por 47% a 28%, mas o quadro pode sofrer modificações, especialmente com o empenho declarado de Lula e Dilma em não reeleger o senador ; notório opositor do governo petista.

Além de diminuir o volume de críticas contra Lula, Virgílio aposta as fichas na recente aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que amplia os benefícios fiscais da Zona Franca de Manaus por 23 anos. A PEC foi aprovada pelo Senado na última quarta-feira. ;Ele está fazendo movimentos diferentes, baixou o tom contra o Lula, exatamente para não se desgastar com o eleitor. Mas nós reforçaremos na campanha a diferença entre as duas candidaturas. Nós somos apoiados por Lula, ele representa outro projeto;, avalia Grazziotin.

  • População: 3,5 milhões de habitantes
  • Eleitores: 1.995.074

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação