Politica

Alencar: crise de hipertensão sob controle

Internado desde quarta-feira, vice-presidente diz, em entrevista ao Correio, que se sente melhor e espera se recuperar rapidamente

postado em 10/07/2010 07:00
O vice-presidente da República, José Alencar, disse ontem ao Correio, em entrevista por telefone, que está se recuperando bem da crise de hipertensão que sofreu na última quarta-feira. No exercício da Presidência da República, uma vez que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva encontra-se em viagem oficial à África, Alencar avisou que deve ser submetido hoje ou no máximo amanhã a um cateterismo para desobstruir uma de suas artérias. Em conversa com a colunista Jane Godoy, o vice-presidente mostrou-se animado e confiante de que vai se recuperar rapidamente, apesar de não haver previsão de alta.

José Alencar está internado desde quarta na UTI do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, quando foi fazer um exame de rotina para o tratamento contra o câncer. Ele chegou a ser liberado no mesmo dia, mas depois de apresentar o quadro de hipertensão retornou ao hospital e passou por uma bateria de exames, ocasião em que foi constatada uma pequena esquemia.

De acordo com Alencar, o motivo de estar na UTI não são complicações do câncer, mas apenas uma precaução. ;Tive uma crise hipertensiva. Quiseram monitorar o meu estado de saúde. Esse é o motivo de eu estar na UTI, tendo em vista os recursos de monitoramento;, explicou. ;No auge do problema, a minha pressão chegou a 18 por 10, mas agora está em 13 por 7. Minha temperatura também está boa, 36,5;C. E no resto está tudo bem. Agradeço a todos pela preocupação que estão tendo comigo;, completou.

Mariza Gomes da Silva, mulher de Alencar, acrescentou que o marido deixou de tomar um diurético de uso diário, ainda em Brasília, por conta própria. A ;teimosia;, segundo Mariza, provocou um pequeno derrame de líquido no pulmão do vice-presidente, problema que já estaria controlado. Ela também descartou que o estado de saúde de Alencar seja crítico. ;O Zé está ótimo, animado e otimista. Estamos confiantes de que ele terá alta logo;, afirmou, também por telefone.

O último boletim médico divulgado, ontem à tarde, informava que José Alencar permanece internado e ;encontra-se estável do ponto de vista clínico;.

Luta
José Alencar luta contra o câncer há 13 anos. De 1997 para cá, já passou por 15 cirurgias, sendo pelo menos 10 para a retirada de tumores nas regiões do abdome, do estômago, do rim e da próstata. Há cinco anos, ele também foi operado no coração. A última vez que passou por uma mesa de cirurgia foi em julho do ano passado, para a desobstrução do intestino.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação