Politica

Vereadores de Guarulhos são investigados por formação de quadrilha e peculato

postado em 16/07/2010 19:49
Dos 34 vereadores que compõem a Câmara Municipal de Guarulhos , na grande São Paulo, 12 estão sendo investigados por formação de quadrilha e peculato. Outros cinco ex-vereadores também estariam envolvidos em crimes.

Segundo o Ministério Público Estadual (MPE), o grupo utilizava notas fiscais falsas para se apropriar indevidamente da verba destinada a ressarcir gastos dos gabinetes. Em 2005 e 2006, o esquema teria desviado cerca de R$ 500 mil. As irregularidades foram descobertas devido a uma denúncia realizada por um vereador que não fazia parte do grupo.

A investigação, que ocorre há quatro anos, culminou hoje (16) em uma operação que envolveu a Polícia Civil e o MPE para cumprir uma série de mandatos de busca e apreensão nas casas e gabinetes dos envolvidos. Segundo o promotor Oliveira, havia arquivos guardados, inclusive, no subsolo da Câmara Municipal de Guarulhos.

A ação policial foi necessária, segundo o promotor, porque a diretoria da Câmara dificultou a entrega dos documentos nas diversas vezes que foram requisitados pelo Ministério Público. ;Mandavam documentos de forma bagunçada, sem ordem, incompletos, no claro sentido de atrapalhar a investigação;, afirmou.

A presidência da Câmara Municipal de Guarulhos, disse, em comunicado, estar disponível para cooperar com as investigações. ;O Legislativo guarulhense considera ainda louvável a ação do Ministério e Público e da Polícia que cumprem com seu papel de investigar e elucidar quaisquer que sejam as denúncias apresentadas, colocando-se à disposição para fornecer a documentação requisitada e as condições necessárias para a efetiva apuração;.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação