Politica

PT assedia prefeitos da oposição

Campanha de Dilma Rousseff busca apoio de municípios comandados por tucanos e democratas

postado em 19/07/2010 08:40
A cúpula do PT difundiu na campanha de sua candidata à Presidência, Dilma Rousseff, a meta de ampliar o número de prefeitos que apoiam a petista ; tanto de partidos aliados quanto da oposição ; para minar a capacidade de mobilização de seu adversário, o tucano José Serra (PSDB). A tarefa é organizada pelo ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, responsável no governo pela interlocução com os administradores regionais.

A primeira tarefa foi definir que Dilma iria priorizar conversas com prefeitos nas visitas que fizesse aos estados. Em Curitiba, na semana passada, e no interior de São Paulo, no sábado, ela manteve reuniões com lideranças políticas locais. DEM, PPS, PV e até o PSDB são alvo do PT. Oficialmente, Dilma recebeu apoio do prefeito de Tanabi (SP), José Mattos Neto (DEM), e de Itapira (SP), Antonio Belini (PV).

Um evento pró-Dilma em Campinas mobilizou 117 prefeitos, entre eles 25 do PSDB, nove do DEM, oito do PV e oito do PPS. O PSDB paulista fez um pente-fino para encontrar os ;traidores;. O DEM e o PV ameaçam expulsar os administradores. Estrategistas do PT citam que o apoio maior tem vindo de setores do DEM; de alguns tucanos, a promessa é de aliança velada, sem alarde.

Para não sobrecarregar uma pessoa específica, a campanha espalhou a tarefa. ;Todo mundo está envolvido nisso. Estamos contando com a ajuda do Padilha, que já tem esse trabalho no governo;, disse um assessor político de Dilma. O ministro sabe exatamente quais as reivindicações de cada região do país e facilita na hora de a campanha apresentar promessas.

O trabalho é feito até entre partidos aliados. No Rio Grande do Sul, os petistas tentam atrair apoio de PDT e PP. O Partido Progressista coligou-se com o PSDB em prol da candidatura da governadora tucana Yeda Crusius à reeleição, mas há prefeitos que estariam mais suscetíveis a dar sustentação a Dilma no plano nacional.

Em Minas Gerais, aliados de Dilma criaram um comitê suprapartidário para tentar desbancar a força do PSDB do ex-governador Aécio Neves. Liderados pelo prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda (PSB), que apoia o governador e candidato à reeleição Antonio Anastasia (PSDB) no âmbito estadual, os prefeitos irão insistir na tese da continuidade. A equipe está assediando chefes dos 853 municípios e dos mais variados partidos. Reuniões devem ser marcadas semanalmente para garantir o sucesso da estratégia e evitar que a campanha tucana fature o apoio de alguns prefeitos.

A intenção da campanha petista é tentar levantar um bunker com representantes de lideranças regionais de diferentes legendas em 26 estados.

A forte atuação petista em cima de prefeitos opositores chegou até a causar constrangimentos na semana passada. Dárcy Vera, prefeita de Ribeirão Preto (SP), a segunda maior cidade administrada pelo DEM, teve de explicar publicamente o motivo de uma reunião com o deputado Antonio Palocci (PT-SP) em um dos comitês de apoio a Dilma. O encontro, segundo Dárcy, não serviu para tratar de interesses eleitorais.

O número
117
Prefeitos de vários partidos ; inclusive da oposição ; que participaram de evento pró-Dilma em Campinas (SP)

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação