Politica

"Panelaço" no mundo da internet

Marina promove o Twitaço, evento em que os internautas mandaram mensagens curtas em apoio à candidata do PV

Daniela Almeida
postado em 21/07/2010 07:30
São Paulo ; Na tentativa de mobilizar principalmente o público jovem, fatia importante de seu potencial eleitorado, a candidata Marina Silva (PV) criou um jeito de fazer barulho na internet. Inspirada nos panelaços argentinos, em que as pessoas se organizam em prol de algum tema batendo panelas, a senadora licenciada promoveu ontem, a partir de uma lan house em São Paulo, um evento, que chamou de Twitaço.

Entre o meio-dia e as 18h, internautas postaram mensagens de apoio à campanha de Marina sinalizadas pela expressão #euvotomarina. Como resultado da estratégia, boa parte do dia, entre os 10 temas mais populares do Twitter, dois estavam relacionados à candidata, que chegou a figurar antes do nome de Dilma Rousseff (PT) na lista. No mesmo dia, o perfil de Marina no Twitter também alcançou a marca de 100 mil seguidores.

Marina, que chegou à lan house por volta das 13h, preferiu, no entanto, o corpo a corpo com eleitores à participação no mundo virtual. Ela permaneceu apenas alguns minutos na lan house, aproveitou para conferir os resultados do Twitaço em um dos computadores e agradeceu à participação dos militantes. ;Essa militância virtual está fazendo uma diferença muito grande no mundo real, da política que se mobiliza não apenas como projeto de poder pelo poder.;

Depois de conceder breve entrevista à imprensa, caminhou até um conjunto comercial na Avenida Paulista, um dos principais endereços paulistanos. No percurso, colou adesivos nas pessoas, abraçou eleitores e fez uma pausa para um café. No fim, posou para fotos ao lado de uma estátua de Dom Quixote, o personagem da literatura que luta contra moinhos de vento acreditando que são gigantes, e aproveitou para fazer uma crítica velada aos adversários. ;A diferença é que eu duelo contra moinhos de vento que acham que são gigantes.;

Segundo Caio Túlio Costa, um dos responsáveis pela estratégia da campanha de Marina na internet, a ideia do Twitaço surgiu a partir dos próprios internautas, em uma comunidade simpatizante à candidata no Orkut. ;Foi feito de forma espontânea;, disse. De acordo com Caio Túlio, quase metade dos jovens internautas acessa a rede por meio de lan houses. Daí a estratégia de lançamento para a mobilização virtual.

Oposição
Marina voltou a criticar as acusações de José Serra (PSDB) e de Índio da Costa (DEM) contra o PT. Eles afirmaram que o partido tem ligação com as Forças Armadas Revolucionárias (Farc). Como resposta, o PT prometeu entrar na Justiça contra as declarações. ;Acho que essa forma de querer desconstruir o adversário pelo rótulo não é a melhor política. Quando não se quer discutir, quando não se quer debater, faz-se isso: rotula a pessoa desta ou daquela coisa. Eu prefiro debater e discutir do que ficar gratuitamente ferindo a honra das pessoas com rotulagem;, disse.

; Discurso em Nova York
Vinicius Sassine

O discurso de 40 minutos que Marina fará amanhã a investidores estrangeiros em Nova York foi cuidadosamente elaborado para agradar os ouvidos de empresários que têm negócios no Brasil ou que pretendem investir no país. A candidata mais à esquerda na disputa à Presidência da República fará uma defesa da política econômica que vigora no país há 16 anos, desenhada pelos tucanos durante a gestão de Fernando Henrique Cardoso e mantida pelos petistas durante os dois mandatos de Luiz Inácio Lula da Silva.

Marina tem elogiado durante a campanha eleitoral a estabilidade econômica conquistada por FHC e Lula. É um dos poucos pontos de convergência entre as duas gestões, segundo a candidata do PV, ;avanços; que devem ser creditados a PSDB e PT, na visão de Marina. Em Nova York, ela deve acrescentar a perspectiva da sustentabilidade ao crescimento econômico.

Além de concordar com a política de metas de inflação, câmbio flutuante e superavit primário, Marina vem defendendo um ;Estado necessário;. ;Não deve haver nem um Estado máximo, nem um Estado mínimo.; Parcerias com a iniciativa privada e o maior rigor ambiental também são bandeiras da candidata.

O discurso aos investidores foi elaborado pelo economista Eduardo Giannetti, que cuida da parte econômica do projeto de governo, e pelo vice Guilherme Leal, proprietário da Natura Cosméticos, responsável pela ponte com o empresariado. Eduardo e Guilherme acompanharam Marina na viagem a Nova York, ontem à noite. Um dos coordenadores da campanha, Alfredo Sirkis, está na cidade desde segunda. Para hoje está previsto um almoço fechado, com cerca de 50 empresários que têm negócios no Brasil. O encontro com os investidores estrangeiros é promovido pela BM Bovespa e dele já participou a candidata do PT, Dilma Rousseff.

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