Politica

Programa de Marina com jeitinho petista

Candidata do PV à Presidência apresenta a segunda versão, ampliada, de seu plano de governo. Texto traz semelhanças com ideias apresentadas pela candidata Dilma Rousseff

Daniela Almeida
postado em 28/07/2010 09:01
Tiago Pariz e Ivan Nunes

Há mais semelhanças entre os programas de governo das candidatas Marina Silva (PV) e Dilma Rousseff (PT) do que pode julgar um desavisado eleitor. Apesar de Marina ; ao menos no discurso ; se apresentar como alternativa às candidaturas petista e tucana, as diretrizes da segunda versão do programa da senadora licenciada, apresentado ontem, em São Paulo, aproximam-se do programa de Dilma em pontos cruciais, como educação, política econômica, política social e segurança.

Tanto o programa verde quanto o plano petista defendem, por exemplo, o aumento de qualidade na educação básica (leia quadro). Ambos citam textualmente a criação de um sistema nacional, a execução daquilo de chamam de ;economia solidária;, com ações que levem em conta a sustentabilidade e o social, e a modernização das Forças Armadas. Os textos preveem ainda a construção de políticas para a promoção da igualdade racial.

E se a relação é de proximidade entre as diretrizes verdes e petistas, ao que parece, os dois programas estarão distantes das propostas apresentadas até o momento pela campanha tucana. Em discursos e eventos, José Serra (PSDB) tem defendido pontos mais relacionados a uma política econômica com a queda dos juros reais, a revisão de tributos e maior investimento governamental. Na educação, Serra tem colocado o ensino técnico como prioridade. O programa tucano está em construção e deve ser divulgado aos poucos, no site do candidato.

O único ponto de convergência entre os três textos é o Bolsa Família, principal programa social do governo Lula e um dos responsáveis pelos altos índices de popularidade do presidente. Dilma, candidata do governo e pupila de Lula, prometeu o reforço do ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, pasta que coordena o programa. Marina anunciou a manutenção do Bolsa Família e seu aprimoramento para o que chamou de programas de terceira geração. Serra garantiu que, caso eleito, dobraria o número de famílias beneficiadas pelo recurso.

Polêmica
Depois de ter se manifestado contra a atitude de seus adversários em relação aos programas de governo, Marina apresentou ontem a segunda versão de suas diretrizes de governo no lugar de um plano propriamente dito, conforme havia anunciado. A senadora chegou a criticar Dilma por ter apresentado três versões do programa petista e Serra por ter divulgado uma coletânea de discursos como projeto tucano.

Segundo o coordenador da campanha verde, João Paulo Capobianco, ;a ideia é ter, no início de setembro, estratégias consolidadas;. Ele ainda acrescentou que o programa não está pronto, pois é necessário que haja contribuições da sociedade. ;Marina explicitou um compromisso da campanha de manter, de fato, essa porta aberta na busca da contribuição;.

Ele está aprendendo essas coisas com os índios. Índio não joga conversa fora. Aliás, depende do índio. Tem índio aí que joga. Quando é índio autêntico, não joga;
Marina, sobre discurso do aliado Beto Ricardo e em referência ao vice de José Serra



Reunião com setor de cana

Marina Silva reuniu-se ontem com o conselho administrativo da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica). A entidade representa 60% dos produtores de cana do país, setor apontado por especialistas como um dos principais responsáveis pelo desmatamento e por casos de trabalho escravo.

Segundo a senadora licenciada, houve convergência em alguns pontos de reivindicação dos produtores, como o uso de etanol no transporte coletivo. ;Recuperamos uma agenda que foi inviabilizada por setores mais conservadores;, disse, em relação a questões ambientais discutidas no período em que foi ministra do Meio Ambiente, entre elas a questão do zoneamento do plantio de cana-de-açúcar.

Marina reconheceu que não houve avanços sobre um consenso em relação à nova proposta do Código Florestal, que tramita no Congresso. O ponto de discórdia é a questão da recomposição de mata original em 20% das áreas cultivadas. A Unica defende que a recomposição não seja necessariamente em cada propriedade de cultivo, mas em outras áreas. (DA)


Similaridades

Confira algumas semelhanças entre pontos do programa de Marina com o de Dilma e o de Serra

EDUCAÇÃO
Marina: Construção do Sistema Nacional de Educação ; Promover maior articulação entre União, estados e municípios para superar as disparidades na distribuição de recursos entre as regiões.
Dilma: Construir o Sistema Nacional Articulado de Educação de modo a redesenhar o pacto federativo e os mecanismos de gestão

ECONOMIA
Marina: Fortalecer a economia solidária aprofundando laços com a sustentabilidade e a inserção dos empreendimentos da economia solidária no mercado justo e sua articulação com os movimentos e redes de consumo consciente e sustentável.
Dilma: Estímulo ao cooperativismo e outras formas de economia solidária.

POLÍTICAS SOCIAIS
Marina: Institucionalizar programas que alcançaram bons resultados, tais como o Bolsa Família.
Dilma: Reforço institucional do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome como espaço integrador de políticas sociais, consolidando os sistemas articulados com o Bolsa Família
Serra: Duplicação do Bolsa Família

IGUALDADE RACIAL
Marina: Políticas de igualdade racial, inclusive a manutenção das cotas para negros, serão reforçadas, como parte de um processo de restauração de equilíbrio aos desequilíbrios históricos contra as minorias
Dilma: Ampliar as Políticas de Promoção da Igualdade Racial

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação