Politica

Arrecadação fica a desejar

Recursos provenientes de doações estão aquém da expectativa dos três principais candidatos ao Palácio do Planalto no primeiro mês de campanha oficial

postado em 31/07/2010 07:00
; Tiago Pariz
; Ivan Iunes
; Denise Rothenburg

As três principais campanhas presidenciais conseguiram arrecadar, no primeiro mês oficial da corrida pelo Palácio do Planalto, pouco mais de R$ 32 milhões, o que representa 7,5% do total previsto de gastos por Dilma Rousseff (PT), José Serra (PSDB) e Marina Silva (PV), principais presidenciáveis. Os valores são preliminares e ainda serão consolidados para apresentação ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) até 3 de agosto, data da divulgação da primeira prestação de contas parcial. Tucanos, petistas e verdes têm em comum a expectativa frustrada de arrecadação ; os partidos esperavam amealhar cerca de R$ 20 milhões cada nos primeiros 30 dias de campanha.

No topo da lista de arrecadação estão os tucanos, com cerca de R$ 15 milhões em doações. Os petistas conseguiram um pouco menos, aproximadamente R$ 13 milhões. Os verdes reuniram as menores cifras: R$ 4,65 milhões. Os recursos de Dilma ainda estão abaixo das despesas, segundo a campanha do PT. O motivo são os compromissos assinados no início da corrida eleitoral. ;No primeiro mês, a gente fecha todos os contratos que representam o gasto geral de todo o período;, disse um petista. No total, a sigla prevê gastos de R$ 157 milhões, dos quais R$ 30 milhões serão bancados pelo PMDB.

Para os verdes, o baixo número de doações reflete as dificuldades impostas pela legislação eleitoral para que os interessados contribuam com as campanhas. No caso de Marina, o baixo número de palanques estaduais e a terceira colocação na corrida eleitoral, segundo as pesquisas, também prejudicaram a captação de recursos. ;Além das dificuldades naturais do início da arrecadação, a candidatura não aceita doações das indústrias tabagista, armamentista e de petróleo, o que reduz o espectro de doadores;, explica o coordenador da campanha de Marina, João Paulo Capobianco.

As informações consolidadas da campanha de Dilma serão apresentadas na segunda-feira ao tesoureiro José Filippi Júnior. Ele tem feito uma estratégia agressiva para atrair potenciais doadores, divididos em três categorias: os financiadores da campanha de reeleição do presidente Lula em 2006; quem se recusou a doar na ocasião; e empresas que jamais foram contatadas pelo PT. Filippi preparou três modelos de cartas diferentes para cada público-alvo. ;Estou contatando sua empresa em nome da ex-ministra Dilma Rousseff, candidata à sucessão do presidente Lula, para dar continuidade à transformação do país que ele iniciou;, consta da missiva assinada pelo tesoureiro.

Nos três comitês financeiros, os principais contratos firmados são de comunicação, aluguel de jatos para deslocamento dos candidatos, publicidade, segurança, elaboração e divulgação de material de campanha. Os principais custeadores dessa máquina eleitoral no primeiro mês de campanha foram as empresas. A arrecadação de pessoas físicas e pela internet foi desprezível. ;A maior parte das doações ainda é de empresários, por causa da burocracia excessiva. Nós não temos a tradição de doar pela internet, mas acredito que, a médio prazo, a prática possa se tornar uma cultura no país;, acredita o presidente do PV, José Penna.

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