Politica

Temer tenta domar a influência de Lula

Vice de Dilma Rousseff sugere que o presidente deixe para a reta final da campanha a gravação de propagandas ao lado de aliados nos estados onde PT e PMDB são adversários

Igor Silveira
postado em 06/08/2010 08:51
O PMDB se prepara para pedir ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva que ele fique pelo menos até a primeira semana de setembro fora da campanha nos cinco estados onde o partido concorre contra o PT nos governos locais: Rio Grande do Sul, Bahia, Mato Grosso do Sul, Pará, e Rondônia. A intenção dos peemedebistas, que ainda não levaram a proposta ao presidente e nem ao PT, é que Lula entre no fim da campanha para ajudar quem estiver em melhores condições a derrubar um adversário do PSDB ou do DEM. No Pará, por exemplo, o PMDB tem como candidato a governador o ex-deputado Domingos Juvenil contra a governadora-candidata Ana Júlia Carepa.

A proposta foi citada essa semana pelo candidato a vice na chapa de Dilma Rousseff e presidente do PMDB, Michel Temer, durante entrevista ao programa Tribuna Independente, da TV Rede Vida. ;O ideal é que o presidente entre no fim para ajudar quem estiver melhor, seja do PMDB ou do PT;, disse Temer. A proposta, entretanto, ainda precisa ser levada a Lula. O líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza, avisa: ;Isso não existe. O presidente do PT, José Eduardo Dutra, já disse que Lula é inadministrável. Ele é presidente e vai para onde quiser;, antecipa Vaccarezza.

O PT tem pressionado para que Lula grave logo participações na campanha de seus governadores candidatos à reeleição, inclusive aqueles que concorrem contra o PMDB ; caso de Jaques Wagner e Ana Júlia. O partido também pede uma participação do presidente na campanha de Zeca do PT, que concorre contra o governador-candidato André Puccinelli em Mato Grosso do Sul. Pede ainda uma forcinha ao gaúcho Tarso Genro, ex-ministro da Justiça. Só não houve ainda movimento em favor de Eduardo Valverde, de Rondônia.

Deliberado
No Planalto, as informações sobre a participação de Lula nas campanhas estaduais são mantidas em segredo para evitar uma romaria de pedidos ao presidente mais popular que o Brasil já teve em sua história recente. Uma das poucas pessoas autorizadas a falar sobre isso é o presidente do PT, José Eduardo Dutra: ;Ele não gravou para ninguém. Era para ter começado, mas houve problemas de agenda. Lula grava com quem quiser. Não existe instância deliberativa para isso. A decisão é dele;, afirmou.

Um dos poucos que, segundo informações de políticos, já saiu do gabinete de Lula com uma mensagem de apoio foi o governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB), que tem o PT como aliado. Ontem, o presidente recebeu o governador do Ceará, Cid Gomes (PSB), que concorre à reeleição. O encontro não estava previsto na agenda presidencial. Na conversa, ficou acertada uma visita de Lula ao Ceará para visitar obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e marcar presença na campanha. Cid assegurou que Ciro, seu irmão, está trabalhando por Dilma: ;Posso assegurar que Ciro está 100% engajado na campanha de Dilma no Ceará. Ele está coordenando a campanha ;Cid governador e Dilma presidente;;, afirmou.

O presidente do PT, José Eduardo Dutra, já disse que Lula é inadministrável;
Cândido Vaccarezza, líder do governo na Câmara



Colaborou Vinícius Sassine


Uma força aos mineiros

Alessandra Mello

PMDB e PT preparam a primeira aparição oficial de Hélio Costa (PMDB), candidato ao governo de Minas Gerais, e de seu vice, Patrus Ananias (PT), ex-ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da presidenciável Dilma Rousseff (PT) na campanha eleitoral.

Lula visitará o câmpus da Universidade Federal de São João del Rei, em Divinópolis, no Centro Oeste do estado, que leva o nome de sua mãe, dona Lindu. A intenção da direção das duas legendas é estender a viagem do presidente até a capital mineira, para que ele possa participar de um comício ao lado de Hélio e Patrus.

Essa será a primeira visita de Lula a Minas desde o início oficial da campanha e a segunda de Dilma, que até agora só esteve em Montes Claros, no norte do estado. Lula chegará a Divinópolis por volta das 16h. Segundo dirigentes da campanha petista, a vinda de Lula à capital já foi confirmada extraoficialmente, faltando apenas acertar detalhes. Em Minas, de acordo com a pesquisa Ibope divulgada semana passada, Dilma tem 12 pontos percentuais de vantagem sobre o candidato do PSDB, José Serra, que desde o início da disputa já visitou Divinópolis, Uberaba e Uberlândia (Triângulo Mineiro), Patos de Minas (Alto Paranaíba), Poços de Caldas (sul de Minas), Betim (região metropolitana) e Belo Horizonte, onde já esteve três vezes.

VETO AO CÂMPUS
; Na visita a Divinópolis, o presidente será recepcionado por Hélio Costa e Patrus Ananias, mas nem os dois nem Dilma poderão participar da visita ao câmpus Dona Lindu porque se trata de uma agenda oficial do governo. Mas a intenção da campanha de Hélio Costa é já aproveitar a visita para, principalmente, fazer imagens ao lado do presidente, para a estreia do programa eleitoral gratuito na televisão para os candidatos majoritários, que começa a ser veiculado no dia 18.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação