Politica

Marido de Erenice agiu em ministério

José Roberto Campos procurou funcionários da Defesa, em 2004, para recomendar serviços de uma empresa de telefonia

postado em 17/09/2010 09:41
José Roberto Campos, marido da ex-ministra Erenice Guerra, operou no Ministério da Defesa em favor de uma empresa de telefonia que ele representava. O empresário tentou intermediar um contrato entre a Unicel Telecomunicações de Brasil e o órgão para a implantação de serviços de celulares. No entanto, segundo o ministério, os negócios ;não prosperaram;. Petistas afirmam que alertaram a pasta sobre possíveis irregularidades na transação.

Em nota, o órgão confirma que a empresa esteve no ministério, em 2004, para apresentar os seus serviços. Uma portaria de 16 de junho, assinada pelo então ministro José Viegas Filho, determinava a constituição de um grupo de trabalho para acompanhar e avaliar os testes do projeto de serviço móvel especializado oferecido pela empresa.

A Unicel não respondeu ao e-mail encaminhado pela reportagem que questionava a participação de Campos na empresa e os testes feitos no ministério.

Reportagem do jornal Folha de São Paulo mostrou que a Casa Civil pediu uma carta de apresentação ao Itamaraty para que o marido da ex-chefe da Casa Civil viajasse ao exterior em 2007, representando uma empresa privada. Nesse período, Erenice ocupava a secretaria executiva e a candidata petista Dilma Rousseff era a titular da pasta. Campos é identificado em troca de e-mails com o Itamaraty como diretor de telecomunicações da Unicel. A Casa Civil informou que é ;praxe que o Itamaraty emita nota diplomática à embaixada americana comunicando a viagem de familiar de autoridade brasileira;. Afirmou também que parentes de ocupantes de cargo de primeiro escalão têm direito a passaporte diplomático e que não há irregularidade nem privilégio.

Mineração

Atualmente, o marido de Erenice é sócio em uma companhia de mineração de Ércio Muniz, gerente da Eletronorte. A empresa recebeu alvará do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), autarquia ligada ao Ministério de Minas e Energia, para pesquisar ouro e calcário no Entorno do DF.

Muniz é antigo conhecido de Erenice. Ambos participaram da primeira diretoria do então Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Energia Elétrica do Distrito Federal (Sinebra), eleitos em novembro de 1985, e trabalharam juntos na Eletronorte. A Matra Mineração, cujo nome fantasia é Ametista, foi beneficiada com o arquivamento de 14 multas aplicadas em 2004 pelo DNPM. As decisões foram tomadas em 2006 e 2008, época em que Erenice era secretária executiva da atual pasta que chefia. Ainda assim, a empresa deve cerca de R$ 130 mil de taxas e multas atrasadas, mais de quatro vezes o capital social da mineradora.

Em rápida conversa com o Correio, Campos confirmou ser dono da Matra em sociedade com Muniz e Paulo Roberto Fonseca. Campos é dono ainda da Global Energy Investments Consultoria e Participações, e da Cast Consultoria e Assessoria. Ambas estão registradas em Santo Antônio de Posse, na Grande São Paulo. Ércio não foi localizado pela reportagem.

O número

R$ 130 mil
Valor que a Matra Mineração, pertencente a José Roberto, casado com Erenice, deve aos cofres públicos

O número
23 de setembro
Último dia para requerer a segunda via do título de eleitor. As solicitações podem ser feitas em qualquer cartório eleitoral do país

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação