Politica

MPE pede cassação de Marcelo Déda, reeleito para o governo de Sergipe

postado em 08/11/2010 22:50

O Ministério Público Eleitoral de Sergipe (MPE-SE) pediu à Justiça Eleitoral a cassação do diploma de Marcelo Déda (PT), governador reeleito no estado, e de seu vice, Jackson Barreto (PMDB), cujos mandatos terminam em dezembro. A acusação é de uso da máquina pública em benefício próprio para promover a reeleição ao governo do estado, que se concretizou em primeiro turno no último dia 3 de outubro.

Segundo o MPE-SE, Déda e Barreto usaram a residência oficial do governo de Sergipe, em maio, a fim de promover um almoço para cerca de 300 pessoas. O objetivo era anunciar a candidatura à reeleição e pedir o apoio de aliados e lideranças. Outro fato contestado pelo Ministério Público Eleitoral é de o almoço ter sido custeado com verbas públicas, além de servidores e secretários de estado terem trabalhado na organização do evento.

Em setembro, o Tribunal Superior Eleleitoral (TSE) decidiu manter o governador no cargo após julgar uma ação que pedia a cassação de Déda, também por uso da máquina pública para promover sua candidatura ao governo do estado nas eleições de 2006, quando Déda, então prefeito de Aracaju discursou, em ano eleitoral, em sete shows patrocinados pela prefeitura. Para os ministros, os fatos não tiveram potencial para interferir na eleição do candidato petista ao governo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação