Politica

Alencar continua na UTI e quadro é estável, diz boletim médico

postado em 29/12/2010 18:11
São Paulo ; O vice-presidente da República José Alencar, continua internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Sírio-Libanês. Ele está internado desde a última quarta-feira por causa de um sangramento digestivo.

Segundo boletim médico divulgado na tarde desta quarta-feira (29/12), o quadro clínico de Alencar é estável e ele continua se recuperando da arteriografia a que foi submetido na terça-feira. De acordo com o hospital, não houve, até o momento, necessidade de transfusões de sangue.

Na tarde de terça-feira, o vice-presidente foi submetido a uma arteriografia, procedimento médico semelhante ao cateterismo cardíaco, que foi adotado para localizar o ponto exato que estava provocando o sangramento no paciente. O tumor que provocava o sangramento, segundo os médicos, estava localizado dentro do abdômen, grudado no intestino delgado. Francisco Carnevale foi o médico responsável pelo procedimento, que durou mais de quatro horas e foi feito com o paciente sedado.

Ontem, em coletiva na porta do hospital, após a realização da arteriografia, Carnevalle explicou que o exame foi realizado em etapas: primeiro, foi feita uma arteriografia diagnóstica, que consistiu no estudo dos vasos que nutriam o tumor e, depois, um cateterismo seletivo, para chegar ao tumor e identificar o foco de sangramento. ;O sangramento era muito pequeno e foi tratado pela técnica da embolização, que nada mais é do que a injeção de microesferas de acrílico, revestidas por colágeno, muito pequenas, do tamanho de um grão de açúcar, que serviram para ocluir (o sangramento);, afirmou.

Alencar deve permanecer em observação por até 72 horas para avaliar como ocorrerá a evolução do procedimento. Ontem, os médicos descartaram a presença do vice-presidente na posse da presidenta eleita Dilma Rousseff, no próximo sábado.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação