Politica

Escândalo de gastos derruba deputado trabalhista britânico

Agência France-Presse
postado em 12/01/2011 17:54

Londres - Um deputado envolvido no escândalo de gastos dos parlamentares britânicos anunciou sua demissão nesta quarta-feira, no dia seguinte de se declarar culpado por pedir reembolso de milhares de libras, que despendeu de forma fraudulenta.

Eric Illsley, de 55 anos, afirmou que deixará sua cadeira antes de ser condenado, em fevereiro, num comunicado no qual pede perdão a eleitores, familiares e amigos "pela angústia e a vergonha que minhas ações os fizeram passar, o que lamento profundamente".

Illsey, um deputado de Barnsley (norte de Inglaterra) é um ex-trabalhista que se tornou independente depois de ter recebido uma suspensão do partido. Estava sendo investigado pelo escândalo das falsificações de gastos feitas por parlamentares às expensas do erário público. O caso foi revelado em 2009 pelo jornal Daily Telegraph.

Seria condenado a mais de 12 meses de prisão por ter apresentado falsas faturas no valor de 14.000 libras (22.100 dólares, 16.800 euros) para serem reembolsadas, relativas a supostas obras realizadas em sua casa de Londres e outros gastos.

Semana passada, outro ex-deputado trabalhista, David Chaytor, de 61 anos, foi condenado a 18 meses de prisão por ter reclamado de forma fraudulenta gastos de 22.650 libras (35.000 dólares, 27.000 euros). Além de Illsley e Chaytor há outros dois deputados e dois lordes processados em relação ao caso, que deteriorou a imagem do parlamento.

Uma auditoria independente concluiu, em 2010, que mais da metade dos deputados britânicos cometeu irregularidades nas despesas comunicadas ao Estado, devendo reembolsar, em conjunto, os cofres públicos, mais de um milhão de libras.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação