Politica

Dilma indica Luiz Fux para 11º vaga no STF

postado em 01/02/2011 18:50
A presidente Dilma Rousseff indicou nesta terça-feira (1;/2) o nome do jurista Luiz Fux para uma cadeira no Supremo Tribunal federal (STF). Ele vai ocupar a vaga do ministro Eros Grau, que se aposentou. Para assumir, a indicação de Fux precisa ser aprovada pelo Senado, que deve votar até quarta-feira.

A vaga estava aberta desde agosto de 2010, quando Eros Grau se aposentou. A demora para apontar o 11; ministro atrapalhou julgamentos importantes, como o que rata da da aplicabilidade da Lei da Ficha Limpa, empatado em 5 a 5 no tribunal.

Luiz Fux é atualmente ministro do Supremo Tribunal de Justiça (STJ) e contou com indicação do governador Sérgio cabral. O novo ministro tem 57 anos e é formado em Direito na Universidade Estadual do Rio de Janeiro, onde atualmente é professor. Também estavam na briga para a 11; cadeira. Cesar Asfor Rocha (STJ) e Luís Inácio Adams, da AGU (Advocacia-Geral da União).

O STF retomou as atividades nesta terça-fera (1;/2) com a cerimônia de abertura do ano Judiciário. A primeira grande pauta deverá deliberar a situação do italiano Cesare Battisti, cujo pedido de extradição foi negado por Lula em seu último dia de mandato. A decisão ficará nas mãos do STF.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação