Politica

Ex-presidente da Cemig comandará a Eletrobrás

postado em 07/02/2011 17:21
O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, anunciou nesta segunda-feira (7/2) o nome de José da Costa Carvalho Neto para a presidência da Eletrobras. Carvalho, que já foi presidente da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), substitui José Antônio Muniz, que estava no cargo desde março de 2008.

Carvalho é engenheiro eletricista e possui vários cursos de especialização na área. ;É um nome com muita expressão para o setor e terá incumbência de prosseguir a obra que vem sendo feita pela Eletrobras;, disse o ministro. O novo presidente da estatal deve assumir o cargo em 15 dias.

Lobão afirmou também que Muniz poderá ser conduzido para a presidência da Eletronorte. ;Estamos avaliando a possibilidade, mas só posso dar essa informação em outro momento". Ao chegar para a reunião que debateu as mudanças, Muniz disse que a saída do cargo faz parte do processo normal de mudança de governo. ;Anormal seria ficar;, assinalou Muniz.

Apagão no Nordeste

Lobão participa neste momento de uma reunião do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) para debater as causas do apagão que atingiu o Nordeste na última sexta-feira (4). Segundo o ministro, técnicos da Chesf e do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) estão reunidos no Rio de Janeiro para avaliar o assunto.

;Em princípio, estamos mantendo a informação que foi transmitida naquele dia: ou seja, houve a falha de um equipamento e as providências continuam sendo tomadas para que isso não se repita e para que o sistema seja fortalecido;, afirmou o ministro.

Na sexta-feira, Lobão disse que o problema foi gerado por uma falha no sistema de proteção da Subestação São Luiz Gonzaga, em Pernambuco. Segundo ele, houve inicialmente o desligamento de um circuito da subestação e quando foi acionado o religamento o sistema pode ter entendido que houve uma sobrecarga de energia e se autoprotegeu, desligando automaticamente várias linhas de transmissão do Nordeste.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação