Politica

Ministro Luiz Fux elogia Lei da Ficha Limpa, mas não antecipa voto

Luisa Brasil
postado em 14/02/2011 18:00
O novo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, afirmou nesta segunda-feira (14/2) que a Lei da Ficha Limpa ;;conspira em favor da moralidade administrativa;;, mas não quis adiantar seu voto sobre o assunto. Em entrevista concedida na sua casa em Brasília, ele afirmou que desconhece os autos do processo e que não se pronuncia sobre casos sub judice, ou seja, que ainda estão sendo julgados.

;;Eu sempre levei a ferro e fogo uma regra segundo a qual um juiz não julga sem conhecimento dos autos. O que não está nos autos não está no mundo. Eu não conheço esse mundo ainda. Eu conheço tanto quanto conhecem os leitores laicos que não têm entendimento jurídico nenhum;;, afirmou.

Fux dará o voto de minerva no julgamento da Lei da Ficha Limpa, que impede a candidatura de políticos que tenham sido condenados por órgão colegiado, ainda que caiba recurso. O caso foi julgado em dezembro, mas terminou empatado por 5 a 5.

O ministro também não quis adiantar sua posição em casos como o do mensalão e o que trata sobre a extradição de Cesare Battisti. Fux, que é ministro do Superior Tribunal de Justiça, ficará no cargo até o dia 2 de março. No dia 3, ele toma posse no STF.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação