Politica

Luiz Fux toma posse no cargo de ministro do STF

postado em 03/03/2011 16:37
O carioca Luiz Fux, de 57 anos, tomou posse na tarde desta quinta-feira (3/3) no cargo de ministro de Supremo Tribunal Federal (STF). Ele ocupa a cadeira deixada em agosto do ano passado por Eros Grau, que se aposentou ao completar 70 anos. Com a chegada de Fux, a Suprema Corte voltará a contar com sua composição completa. Já neste mês de março, os ministros devem começar a julgar temas polêmicos, com a presença de Fux, como a extradição do ex-ativista Cesare Battisti e a legalidade da aplicação da Lei da Ficha Limpa n
as eleições do ano passado.
[SAIBAMAIS]A posse durou menos de 15 minutos e foi prestigiada por autoridades de todos os poderes. A única ausência marcante foi a da presidente da República, Dilma Rousseff. Os presidentes da Câmara, Marco Maia (PT-RS), e do Senado, José Sarney (PMDB-AP), estiveram na posse, assim como o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB).
Não houve discursos. Fux foi levado ao plenário pelos ministros Dias Toffoli, até então o mais novato do STF, e Celso de Mello, o decano. Ele foi recebido sob fortes aplausos. Depois de prestar o compromisso de posse, ele foi conduzido até a cadeira número 11, da qual será o titular. Ele recebe os cumprimentos dos convidados em um coquetel, realizado no próprio Supremo.
Fux será o segundo juiz de carreira da atual composição do Supremo. Até então, o único era o presidente da Suprema Corte, Cezar Peluso, que ingressou na carreira da magistratura por meio de concurso público para o Tribunal de Justiça de São Paulo.
Perfil

Luiz Fux é judeu e filho de um romeno naturalizado brasileiro. Casado e pai de dois filhos, ele iniciou a carreira em 1976, como advogado da Shell Brasil, no mesmo ano em que se graduou em direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Desde 1995, Fux é professor titular de processo civil da universidade. Em 1979, foi aprovado em primeiro lugar no concurso para promotor de Justiça do Rio. O ministro também passou pelo Tribunal de Justiça do até ser nomeado para o STJ, em 2001, pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação