Politica

Deputado causa polêmica ao chamar ministro do STF de 'moreno escuro'

postado em 23/03/2011 07:05

Uma declaração do deputado Júlio Campos (DEM-MT), ao escolher o critério racial para distinguir o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa de seus 10 colegas, provocou polêmica no Congresso. Durante reunião da bancada do DEM na terça-feira (22/3) na Câmara, o parlamentar e ex-governador de Mato Grosso referiu-se a Barbosa como o ;moreno escuro lá no Supremo;. Campos discutia o tema do foro privilegiado quando fez a declaração. ;Esta história de foro privilegiado não dá em nada. O nosso Ronaldo Cunha Lima precisou ter a coragem de renunciar ao cargo para não sair daqui algemado, e, depois, meus amigos, você cai nas mãos daquele moreno escuro lá no Supremo, aí, já viu;, afirmou.

Parlamentares negros e defensores de ações afirmativas contra o racismo reagiram com indignação. O deputado Domingos Dutra (PT-MA) cita as ações que o DEM encaminhou ao Supremo para argumentar que a frase de Campos foi ;coerente; com as posições do partido. ;A declaração do deputado Júlio Campos está coerente com as ações do DEM. O Democratas está com ação direta de inconstitucionalidade (Adin) para anular o decreto que regulamenta as terras de quilombos e tem uma outra ação no Supremo questionando a política de cotas para negros. No Congresso, ainda tem uma maioria que pensa como o Júlio Campos, mas é uma maioria silenciosa que não fala tão sinceramente.; Dutra afirmou que consultará o presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), sobre a possibilidade de a Casa divulgar nota de repúdio contra a afirmação de Campos.

Campos divulgou nota em que pede desculpas a Barbosa e argumenta que se referiu ao ministro como ;moreno escuro;, porque não lembrou o nome do magistrado. ;O deputado Júlio Campos já fez contato com o chefe de gabinete do ministro Joaquim Barbosa e pediu que sejam passadas desculpas ao magistrado por eventuais constrangimentos referentes ao que foi divulgado pela mídia, mas deixou bem claro que não houve o interesse em desprestigiá-lo.; O ministro Joaquim Barbosa não foi encontrado para entrevista.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação