Politica

Brasil terá cidade inteligente em cinco anos, diz presidente da Foxconn

postado em 12/04/2011 13:22
Durante o encontro com a presidente Dilma Rousseff nesta terça-feira (12/4), o presidente da Foxconn, Terry Gou, responsável pela produção dos tablets da marca Apple, anunciou que vai montar uma cidade inteligente no Brasil, o que deve acontecer dentro de cinco anos. O investimento será na ordem de US$ 12 bilhões e é considerado um dos maiores já feitos por uma empresa estrangeira no país. As instalações devem gerar 100 mil empregos diretos, sendo 20 mil para engenheiros e 15 mil para técnicos.

Além dessas informações preliminares, poucas coisas já estão definidas com relação à parceria entre Brasil e China. O que se sabe até agora é que sócios brasileiros também vão participar do projeto. Mas ainda não está acertado o local onde a cidade será montada.

A proposta da cidade inteligente começou a partir de uma conversa entre Gou e o Ministro da Ciência e Tecnologia, Aluizio Mercadante, o presidente do BNDES, Luciano Coutinho e o Ministério do Desenvolvimento. Eles vão montar uma comissão para dar agilidade ao desenvolvimento da cidade inteligente. A presidente Dilma Rousseff se mostrou bastante animada com o projeto.

Esse encontro encerra a primeira etapa da viagem à China. Nesta quarta-feira de manhã Dilma visita a Cidade Proibida, por volta das 15h a presidente se reúne com Wu Bangguo, presidente da Assembleia do Povo e às 17h30 embarca para Sanya, na ilha de Hainan, palco da reunião dos Brics.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação